Um dos deputados, Marcos Tavares, solicitou esclarecimentos sobre as providências adotadas pelo Ministério da Saúde para solucionar problemas nos hospitais referências em tratamentos de alta complexidade, como o Hospital do Andaraí, Hospital Cardoso Fontes, Hospital de Ipanema, Hospital Federal da Lagoa, Hospital dos Servidores e Hospital de Bonsucesso. Tavares apontou problemas como falta de equipamentos básicos, equipamentos em mau estado de conservação e o fechamento de diversas unidades e leitos.
A deputada Bia Kicis também requereu explicações sobre a compra de medicamentos sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mencionando a aquisição emergencial de imunoglobulina e insulina de laboratórios chineses sem registro no órgão regulador.
Outro deputado, Carlos Jordy, pretende questionar a ministra sobre denúncias envolvendo a gestão do Hospital Federal de Bonsucesso, que foi acusada de negligência e má prestação de atendimento, resultando na morte de cinco pacientes. Jordy destaca a gravidade da situação e a importância de tratar o assunto como prioridade, considerando que pacientes estão morrendo pela falta de tratamento adequado.
A reunião está agendada para ocorrer às 10 horas, no plenário 9 da Câmara dos Deputados. Será uma oportunidade para que os parlamentares possam debater essas questões diretamente com a ministra da Saúde, buscando soluções e esclarecimentos sobre as demandas levantadas.