A Secretaria de Documentação da Câmara de São Paulo lança seu novo website, oferecendo mais facilidades aos usuários.


JORGE RUFINO
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Nesta quarta-feira (9/8), foi lançado o novo website da Secretaria de Documentação da Câmara Municipal de São Paulo, órgão responsável pela gestão de informações legislativas e administrativas do parlamento. O evento de lançamento, intitulado “Vossa Excelência, a Memória” – Jornalismo e Documentação na Preservação da História da Câmara, foi promovido pela Escola do Parlamento em parceria com a Secretaria de Documentação e a Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara de São Paulo.

O Secretário de Documentação da Câmara, Ubirajara Prestes, aproveitou a ocasião para agradecer a todos os envolvidos no projeto e convidar o público a acessar a nova página. “Este projeto foi idealizado antes da pandemia com o apoio das áreas e supervisores, e hoje tenho a honra de anunciar o lançamento, juntamente com o apoio da equipe do Portal da Câmara, os web designers que nos ajudaram e todos os envolvidos. Manifesto aqui minha gratidão”. Ele também acrescentou: “O objetivo deste projeto é trazer mais esclarecimento sobre nossas atividades e os recursos informacionais disponíveis sobre o passado e o presente da Câmara”.

Ubirajara ressaltou que o trabalho da Secretaria de Documentação é considerado uma referência para outras casas legislativas. “Somos sempre procurados por outras Câmaras, que querem informações sobre como trabalhamos. Existem Câmaras de outros lugares que têm poucos arquivos, por exemplo, e querem saber como começar a organizar um arquivo e não têm uma biblioteca. Eles veem nosso trabalho como uma referência”.

O consultor técnico legislativo da Biblioteca da Câmara, Hugo Oliveira Pinto e Silva, destacou a importância do novo website para a produção do programa “Vossa Excelência, a Memória”, que faz parte da grade de programação da Rede Câmara SP. “Através do acervo, fazemos todo o processo de busca, identificamos as matérias, relatórios, recortes de jornais e revistas, e enviamos para a apresentadora Viviane Cezarino elaborar o roteiro das entrevistas”, explicou.

Conheça o novo website

A biblioteca digital da Câmara Municipal de São Paulo mantém e disponibiliza coleções de livros, periódicos, artigos de jornais, normas técnicas, diários oficiais e outros documentos bibliográficos. Esses materiais servem como base para trabalhos e pesquisas, e também oferece serviços online para auxiliar nas atividades legislativas da Câmara.

O novo site da Secretaria de Documentação possui um visual aprimorado e traz materiais sobre a história da Câmara. Os usuários terão acesso a um vasto acervo com informações sobre a política da cidade, podendo tirar todas as dúvidas, pois o site contém uma riqueza de materiais do maior Legislativo municipal da América Latina. O objetivo é ampliar o acesso e auxiliar os interessados a encontrar o que precisam para suas pesquisas e trabalhos.

Para estudos acadêmicos, o destaque fica por conta do acervo de Atas e Anais das Sessões Legislativas, que conta com cerca de 960 volumes. Além disso, é possível aprofundar pesquisas consultando documentos históricos no Arquivo Geral e livros da Coleção São Paulo na biblioteca. Também há a ferramenta “Solicitação de Pesquisa” para facilitar o acesso às informações desejadas.

Vale ressaltar que a Secretaria de Documentação é composta por três setores – Documentação do Legislativo, Biblioteca e Arquivo Geral. Para acessar as obras do acervo da Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo, clique aqui.

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