Casos de incêndios estão aumentando no período de estiagem em áreas rurais. Diante dessa preocupação, o governo está investindo mais de R$ 97 milhões para a prevenção de incêndios.
O tempo seco durante o inverno em muitas regiões do Brasil traz desafios para o agronegócio. A baixa umidade do solo, por exemplo, atrasa o plantio. No entanto, a estiagem também aumenta o risco de incêndios em áreas florestais.
Para lidar com essa questão, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está trabalhando em parceria com a Defesa Civil na Operação São Paulo Sem Fogo. O objetivo é combater e prevenir incêndios em regiões estratégicas do interior paulista.
Uma das ações é o envio de boletins informativos impressos e através das redes sociais, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), aos pequenos e médios produtores rurais de São Paulo.
Além disso, a Secretaria de Agricultura pretende equipar os municípios com viaturas de combate a incêndios por meio do programa estadual Agro SP+ Seguro. Além dos veículos, mais de 200 caminhões-pipa foram disponibilizados para prefeituras do interior paulista.
A Operação SP Sem Fogo tem como objetivo reduzir os focos de incêndio no estado, em especial durante o período mais seco do ano, que ocorre de junho a outubro. Neste ano, mais de R$ 97 milhões estão sendo investidos na aquisição de equipamentos anti-incêndio, veículos, limpeza de áreas marginais de rodovias e expansão do uso de tecnologia de boletins meteorológicos e monitoramento via satélite.
A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.