De acordo com o Inmet, 189 municípios gaúchos estão sob baixo risco de corte de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos. As cidades que podem ser mais afetadas estão localizadas nas áreas central, noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre.
O Instituto alerta a população para que tome cuidados, como não se abrigar embaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e desligar aparelhos eletrônicos das tomadas.
Já os três alertas laranjas indicam perigo pelas tempestades, com chuvas de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem chegar a 100 km/h. As regiões metropolitana de Porto Alegre, serrana e Vale do Itajaí, no Rio Grande do Sul, além do noroeste, nordeste, sudoeste e centro do estado estão em alerta.
Em Santa Catarina, os moradores do norte, oeste, sul e da grande Florianópolis também devem ficar atentos, enquanto no Paraná, as áreas centro-sul, oeste, sudeste e sudoeste estão sob risco. Ao todo, 488 municípios dos três estados estão englobados no alerta laranja, com potencial de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Além disso, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de 24 horas para inundação no rio dos Sinos, com elevação a partir de Taquara. O órgão orienta a população a buscar locais seguros e sair de áreas de risco, caso seja necessário.
As chuvas desta semana voltam a preocupar a população do Rio Grande do Sul, que ainda se recupera do maior desastre ambiental da história gaúcha, causado pelas fortes chuvas no fim de abril e início de maio. O episódio resultou em 176 mortes, 806 feridos, dezenas de milhares de desabrigados e desalojados, prejuízos em 478 cidades do estado, além de destruição de residências, comércios, pontes e bloqueios em estradas. Para mais informações sobre medidas de prevenção, a população deve buscar orientações com a Defesa Civil local e seguir as instruções das autoridades competentes.