Casa de Custódia de Arapiraca, reestruturada com recursos próprios do governo, será entregue na sexta-feira em homenagem a policial civil

Na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro, às 10h, será inaugurada a Casa de Custódia de Arapiraca Jorge Samuel de Oliveira. A obra foi executada com recursos próprios do Governo de Alagoas, no valor de R$ 1,3 milhão. A unidade, que funcionará onde anteriormente havia a Delegacia Regional de Arapiraca, era de responsabilidade da Polícia Civil, mas passará a ser administrada pela Polícia Penal da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, estarão presentes na inauguração. A Casa de Custódia é considerada um equipamento importante para a segurança pública e contribuirá para desafogar delegacias do interior do estado. O secretário Diogo Teixeira enfatizou a entrega de uma estrutura de qualidade que atenderá às expectativas do governo, da Seris e da população, ressaltando o compromisso em ser um braço importante para a Segurança Pública de Alagoas.

A reestruturação do prédio incluiu melhorias nos setores administrativos, carceragem e adequação de cela para Pessoa com Deficiência (PcD), totalizando 48 vagas coletivas destinadas aos que estão em liberdade provisória. Além disso, foram executadas novas instalações elétricas, revisão das instalações hidráulicas, substituições de esquadrias danificadas, execução de novas camas nas celas, pintura geral, recomposição dos sistemas de cobertura/telhado e impermeabilização.

Também foram feitas adequações para inclusão e triagem, sala de telepresença, audiência de custódia e parlatórios. A fachada frontal foi revitalizada, incluindo paisagismo com plantio de grama e plantas ornamentais. A inauguração da Casa de Custódia servirá para desafogar delegacias da região e celas prisionais do interior de Alagoas.

A unidade homenageia o policial civil Jorge Samuel de Oliveira, que faleceu em junho de 2021 em decorrência de complicações da Covid-19. Samuel atuou nas delegacias e unidades da Polícia Civil de Alagoas, onde ingressou em 2002, sendo reconhecido como um profissional dedicado e competente. Ele foi diretor da Casa de Custódia de Arapiraca por 11 anos.

Portanto, a inauguração da Casa de Custódia de Arapiraca Jorge Samuel de Oliveira representa um avanço na segurança pública e um tributo a um policial que dedicou sua vida à família e à segurança pública dos alagoanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo