Comissão elege agraciadas com Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2024 em homenagem às mulheres que defendem os direitos femininos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher anunciou na quarta-feira (30), as cinco mulheres escolhidas para receber o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2024. Este diploma é uma homenagem a mulheres que se destacaram em contribuições para a cidadania, defesa dos direitos femininos e questões de gênero no Brasil.

As agraciadas deste ano são: Cristiane Damasceno Leite, Elizabeth Altina Teixeira, Nalu de Faria da Silva (in memoriam), Rosely Maria da Silva Pires e Roza Cabinda (in memoriam). A cerimônia de entrega do diploma está agendada para o dia 26 de novembro, em uma sessão solene que ocorrerá na Câmara dos Deputados.

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi instituído em 2003 e representa um reconhecimento às mulheres que têm se destacado em suas áreas de atuação, promovendo a igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres.

A história de Carlota Pereira de Queirós serve como inspiração para as mulheres que lutam por seus direitos. Médica, escritora, pedagoga e política, Queirós foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Durante seu mandato na Assembleia Nacional Constituinte, ela focou na defesa dos direitos das mulheres e das crianças, trabalhando incansavelmente por melhorias na educação e publicando diversos artigos em defesa das mulheres brasileiras.

Portanto, o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2024 é uma forma de reconhecer e celebrar essas mulheres que, assim como Queirós, têm se dedicado à luta por igualdade de gênero e pela defesa dos direitos das mulheres no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo