Diretores de escolas do Rio de Janeiro serão premiados por redução da evasão de estudantes no ensino médio no Prêmio Firjan SESI SEEDUC.

No estado do Rio de Janeiro, diretores de escolas estão sendo incentivados a combater a evasão de estudantes no ensino médio através do Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio. O objetivo é premiar os gestores que obtiverem a maior redução na taxa de abandono escolar entre os anos de 2023 e 2024, com um total de 66 escolas sendo reconhecidas.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Firjan Sesi, visa incentivar a melhoria dos índices educacionais no estado. A premiação será realizada com base nos resultados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo considerada a escola com a menor taxa de abandono em 2024 em caso de empate.

Os vencedores do Prêmio Ouro, um total de 14 escolas, receberão um programa de imersão internacional para o gestor da escola, além de materiais que contribuam com o aprendizado dos alunos. Já as 52 escolas premiadas com o Prêmio Prata terão direito a um Programa de Imersão Nacional para o Gestor, como reconhecimento pelos esforços na redução da evasão no ensino médio.

Segundo dados do Censo Escolar, o ensino médio apresenta as maiores taxas de repetência e evasão, com índices de 3,9% e 5,9%, respectivamente. O programa Combate à Evasão no Ensino Médio: Desafios e Oportunidades, desenvolvido pela Firjan SESI e PNUD, revela que meio milhão de jovens acima de 16 anos deixam a escola anualmente, destacando a importância de ações como o Prêmio Firjan SESI SEEDUC para reverter esse cenário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo