Naciara Maria, residente da comunidade há dois anos, conta que a escadaria mais próxima de sua casa sempre apresentou problemas causados pela infiltração de água da chuva. Recentemente, parte da escada afundou, deixando alguns degraus soltos. Foi durante uma tentativa de passagem por esse local que Naciara sofreu uma queda com sua filha nos braços.
Técnicos do programa Brota na Grota, que atua na melhoria da infraestrutura das comunidades carentes de Maceió, identificaram o problema na escadaria e recomendaram uma revitalização completa, além da construção de mais uma escadaria para facilitar o acesso dos moradores à principal avenida do Benedito Bentes.
Segundo a engenheira Paula Gomes, responsável pelas obras da Secretaria de Infraestrutura no Brota na Grota, o serviço inclui a recuperação dos degraus danificados e dos dispositivos de drenagem. Já foi realizada a demolição da parte danificada da escada e a construção da nova parte já teve início. Além disso, será implantada uma canaleta para o escoamento da água.
A notícia da obra foi recebida com entusiasmo pela comunidade. Naciara Maria comemora: “Dou graças a Deus por estarem fazendo essa obra, porque a gente precisa muito. Uso para pegar minha filha na escola, pra ir no posto, uso pra tudo”. Outra moradora, Eliete Rodrigues, que tinha dúvidas sobre a realização das melhorias, agora está feliz em ver o serviço sendo realizado.
Além da reforma da escadaria mais próxima da casa de Naciara, outra obra importante será a construção de uma nova escadaria na comunidade. Atualmente, o acesso existente é um caminho acidentado e escorregadio, sem degraus nem corrimão, apenas no barro. Essa nova escadaria vai até a rua do Caic do Benedito Bentes, onde crianças e adolescentes vão diariamente. Por esse motivo, a Prefeitura decidiu priorizar a infraestrutura nessa região.
Wizlane Lima da Silva, dona de casa da região, destaca a importância das escadarias para facilitar a vida da população: “Para ter acesso a ponto de ônibus, a alguma padaria, algum supermercado, qualquer coisa. Não tendo esse acesso, tem que fazer o retorno e é longe. Sem falar que (a falta de estrutura) também prejudica a gente em questão da sujeira, quando chove. Então a obra vai ser muito boa pra gente, a casa vai ficar mais limpa, vai dar outro aspecto aqui a essa região”, afirma.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio do programa Brota na Grota, já investiu mais de R$ 1,5 milhão em obras na comunidade da Grota da Alegria e em outras regiões carentes de Maceió. Foram construídas e reformadas 34 escadarias, além da recuperação da pavimentação de ruas de acesso a 15 comunidades. Essas melhorias são essenciais para garantir uma melhor qualidade de vida aos habitantes das grotas.
O programa Brota na Grota tem como objetivo atender demandas antigas da população que não eram atendidas pelas gestões anteriores. De acordo com Samuel Santos, assessor técnico de Políticas Sociais da Secretaria de Governo, a população local traz as demandas para as lideranças locais, que então são confirmadas em visitas técnicas para que as obras sejam realizadas e a acessibilidade seja efetiva. O programa tem sido uma conquista importante para a população carente de Maceió.