A exposição chamada “Santos Dumont – o poeta inventor” tem como objetivo mostrar quem realmente foi Santos Dumont e desmistificar o mito de herói que envolve o seu nome. A curadora da exposição, Ceres Storchi, destacou em uma entrevista à Agência Brasil: “Gostaria que a exposição servisse para desmistificar essa questão do heroísmo. Ele era uma pessoa que tinha foco, era muito empenhado e botou todas as suas cartas naquilo ali [no objetivo de voar]. Na cabeça das pessoas, ele é o pai da aviação e um herói que fez o 14 Bis mas, para mim, isso é redutivo”.
A mostra apresenta a trajetória de Santos Dumont, desde o seu nascimento até suas pesquisas e tentativas de voos em Paris. Além disso, traz diversos objetos pessoais e originais do inventor, como desenhos de projetos, fotos, vídeos e maquetes exclusivas. Um destaque da exposição são as versões em tamanho real do 14 Bis, além do La Demoiselle, também conhecido como Libellule, que foi o melhor modelo de avião criado por Santos Dumont.
A exposição ocupa dois pavimentos do espaço cultural. No primeiro pavimento, localizado no 24º andar, são apresentadas as diversas tentativas de Santos Dumont de fazer o homem voar, com destaque para o Balão Brasil e os 10 modelos de dirigíveis concebidos e testados pelo inventor. No segundo pavimento, no 23º andar, encontra-se uma réplica funcional em tamanho real do avião La Demoiselle.
Além das exposições, a mostra conta com espaços interativos que apresentam simuladores de voos, como o Dirigível N°6, que flutua sobre Paris, e um avião Demoiselle. Também há jogos e quebra-cabeças para as crianças se divertirem.
A exposição “Santos Dumont – o poeta inventor” fica em cartaz até o dia 15 de outubro e é apresentada pelo Ministério da Cultura. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo site do Farol Santander.
Com essa exposição inédita, o público tem a oportunidade de mergulhar na vida e no legado de Santos Dumont, conhecendo de perto suas criações e contribuições para a aviação. É uma oportunidade de desvendar o homem por trás do mito e apreciar o trabalho de um dos maiores inventores brasileiros. Não deixe de conferir!