Leilão de trechos das BRs-060 e 364 em Goiás e Mato Grosso tem plano de outorga aprovado pela ANTT para 2025

No primeiro trimestre de 2025, está previsto o leilão de trechos das BRs-060 e 364, localizadas em Goiás e Mato Grosso. Nesta quinta-feira (13), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o plano de outorga para a concessão dos trechos. Agora, os documentos serão analisados pelo Ministério dos Transportes e, em seguida, encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Esse projeto prevê investimentos no valor de R$ 6,8 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. Segundo a ANTT, a concessão é fundamental para melhorar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

O trecho a ser concedido abrange 490,065 quilômetros, incluindo a BR-060 entre Rio Verde e Jataí, em Goiás, e a BR-364 entre Jataí e Rondonópolis, no Mato Grosso. Dentre as obras previstas, estão a duplicação de mais de 45 km de pistas, a construção de faixas adicionais, vias marginais, travessias em nível, acessos, pontos de parada para ônibus, passarelas, passagens de fauna e caixas para contenção de materiais perigosos.

Além dessas concessões, a ANTT está analisando outros dois projetos de concessão de rodovias, fazendo ajustes após a análise do TCU. Um deles é a Rota do Zebu, em Minas Gerais, que engloba a BR-262 entre Uberaba e Betim. O outro é a Rota Sertaneja, que abrange a BR-153 entre Goiânia e Uberaba. Os editais desses projetos devem ser lançados no segundo semestre deste ano.

Atualmente, estão marcados dois leilões de concessões. Em 29 de agosto, será leiloada a BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais. Já o leilão da Rota dos Cristais, na BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (GO), está programado para 26 de setembro.

No dia 5 de agosto, a ANTT enviou ao TCU os documentos para a relicitação das BRs-040 e 495, entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro. Essas ações fazem parte do esforço do governo para melhorar a infraestrutura rodoviária do país e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

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