Lula defende Paraguai como parceiro privilegiado do Brasil, ressaltando a importância da relação bilateral entre os países.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta segunda-feira (14) para Assunção, no Paraguai, onde participará da posse do novo presidente do país, Santiago Peña. A cerimônia ocorrerá amanhã (15).

Para Lula, Peña, um jovem presidente com uma mente muito inteligente, tem demonstrado preocupação com a relação entre Brasil e Paraguai. Segundo o ex-presidente, é necessário que o Paraguai se torne um parceiro privilegiado na relação com o Brasil.

Peña foi eleito no pleito realizado em 30 de abril e já visitou Brasília duas vezes este ano, nos dias 16 de maio e 28 de julho, ocasiões em que se encontrou com Lula.

Durante sua entrevista no programa Conversa com o Presidente, transmitido pela TV Gov, Lula defendeu os investimentos no Paraguai e a ampliação das relações bilaterais. Ele afirmou que o Brasil deve crescer economicamente, mas também criar oportunidades para o crescimento dos países vizinhos.

Um dos exemplos citados por Lula foi a construção da linha de transmissão de Foz do Iguaçu para Assunção, que teve como objetivo levar energia para o Paraguai e incentivar as empresas brasileiras a produzir no país vizinho, gerando empregos e oportunidades de trabalho para a população paraguaia.

O presidente paraguaio, Santiago Peña, durante sua visita ao Brasil, destacou que o Paraguai tem o desafio de utilizar a energia produzida em Itaipu como fonte de desenvolvimento e geração de empregos no país.

Brasil e Paraguai estão trabalhando na revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata das bases financeiras e dos serviços de eletricidade do empreendimento. O tratado prevê a revisão após a quitação da dívida do Paraguai com a construção da usina.

Um dos pontos a serem discutidos na revisão é a preferência de compra da energia excedente dos paraguaios pelo Brasil. O Paraguai busca mais autonomia sobre sua energia excedente, abrindo a possibilidade de venda para outros países ou de colocação no mercado livre brasileiro.

Brasil e Paraguai possuem uma sólida relação bilateral, com destaque para a área de comércio e investimentos. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior.

Os dois países também estão comprometidos com a construção de duas pontes internacionais: uma sobre o Rio Paraná e outra sobre o Rio Paraguai. Essas obras têm como objetivo fortalecer a integração entre as duas nações.

Além disso, Brasil e Paraguai mantêm cooperação no combate a ilícitos, com trabalhos conjuntos entre as autoridades policiais dos dois países. O Paraguai tem colaborado com as autoridades brasileiras na prisão e extradição de fugitivos procurados pela Justiça brasileira.

A visita de Lula ao Paraguai reforça a importância da relação entre os dois países e demonstra o compromisso mútuo em aprofundar essa parceria em diversas áreas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo