Os lotes 1 e 2, que compreendem trechos que vão da divisa com Sergipe até o povoado de Sítio do Meio, tiveram cerca de 70 dos 83,5 km duplicados, restando apenas 13,5 km para serem incluídos no próximo edital de licitação. Além disso, está prevista a publicação do edital dos lotes 3 e 4, que correspondem a um trecho de aproximadamente 42 km entre Sítio do Meio e o entroncamento com a BR 324, próximo a Feira de Santana, para o próximo mês de agosto.
O diretor do Dnit explicou que foi necessário rescindir quatro contratos devido à necessidade de atualização de projetos de restauração de trechos que ainda não foram duplicados. Atualmente, a qualidade da malha rodoviária na Bahia apresenta índices satisfatórios, com 87% dos trechos considerados em boas condições, um aumento em relação aos 72% registrados em 2022.
Um dos pontos destacados foi o investimento de R$ 231,4 milhões na pavimentação de 53 km da BR-030, entre Ubaitaba e Maraú, com um orçamento previsto de R$ 48 milhões para este ano. Com planos de assinar novos contratos em breve, Fábio Pessoa ressaltou a importância dessas obras para facilitar o acesso dos cidadãos, como no caso da ligação entre Brasília e Maraú através da BR-030.
O deputado Jorge Solla (PT-BA) também enfatizou a relevância da duplicação da BR-101, especialmente no trecho entre Feira de Santana e Ilhéus, atendendo a uma demanda da população local. Com 9 obras em andamento e 8 novos projetos na malha rodoviária do estado, a expectativa é de avanços significativos nos próximos anos. A retomada dos investimentos nesse trecho rodoviário essencial para o transporte no país representa um avanço importante para a infraestrutura e o desenvolvimento da região.









