Unidades Básicas de Saúde se preparam para eleição de seus Conselhos Locais

Foto: Arquivo/Ascom Arapiraca

Uma das estratégias mais importantes de ampliar a participação da população na condução da Saúde Pública Municipal é, sem dúvida, através dos Conselhos Locais de Saúde.

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS), possui um conselho local que tem o objetivo de fortalecer o controle social da polícia de saúde da cidade. Trata-se, portanto, de um espaço de participação da comunidade organizada para deliberar, analisar, controlar e apreciar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus respectivos bairros ou comunidades.

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando as eleições para os conselhos locais. Serão cerca de 640 conselheiros eleitos, com representatividade dos usuários, governo municipal e trabalhadores da saúde, que terão mandato coletivo pelo período de dois ano.

A composição dos Conselhos Locais de Saúde é por 16 membros, sendo 8 titulares e 8 suplentes, sendo 50% de usuários da UBS, 25% do governo municipal (Saúde, Educação e Assistência Social), e 25% de trabalhadores da saúde.

“A última eleição para conselhos locais de saúde foi realizada em 2019, mas, devido a pandemia, eles ficaram desativados em 2020, sem a realização de reuniões ordinárias. Apesar de ainda estarmos no momento de pandemia, estamos criando estratégias para a reativação desses conselhos, que são tão importantes para o processo democrático de planejamento e execução de ações ligadas ao SUS”, explicou a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, assistente social Emmanuelle Costa.

Atuação durante a pandemia

Tendo em vista que o país segue vivenciando a pandemia de coronavírus, todo o processo de eleição será realizado levando em consideração às normas de segurança sanitária.

A orientação é de que comunicação será feita através de grupos de whastapp e que as reuniões sejam realizadas de forma remota, através de plataformas gratuitas, como Google Meet.

Na possibilidade de realização de reuniões presenciais, os locais escolhidos serão ao ar livre e respeitando o distanciamento social e demais normas já conhecidas.

Todo o processo de eleição e renovação de Conselhos Locais de Saúde será realizado pela Superintendência de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa (Supgep), da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Conselho Municipal de Saúde

Dúvidas sobre o processo devem ser direcionadas para o e-mail: planejamentosmsara@gmail.com ou com as gerencias das Unidades Básicas de Saúde.

O post Unidades Básicas de Saúde se preparam para eleição de seus Conselhos Locais apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.

Fonte: Prefeitura de Arapiraca