Atendimento médico no local de trabalho é uma das ferramentas de valorização do servidor municipal

Cuidar da saúde física e mental dos servidores públicos municipais é essencial, principalmente em tempos de pandemia. Fazer com que esse atendimento seja realizado no seu local de trabalho é uma forma de valorizar quer mais ajuda a cidade a crescer e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços públicos ofertados diariamente à população.

Com esse objetivo, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado um trabalho muito importante de atenção à saúde do servidor, através de um espaço exclusivo, no Centro Administrativo Municipal, dedicado a receber todos os colaboradores do Município.

A Sala de Apoio à Saúde do Servidor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e fornece atendimento multiprofissional, com equipe composta por enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e até nutricionista. O objetivo do município é ampliar o atendimento, com a inclusão de um profissional de técnicas integrativas comportamentais e um psicólogo para composição da equipe

“Os serviços são voltados À promoção do bem-estar físico e mental, tanto no aspecto individual, quanto nas relações coletivas de trabalho, desenvolvendo ações em prol da construção de uma organização do trabalho que seja produtora de saúde refletindo em qualidade nas atividades laborais e nas relações interpessoais”, explicou a coordenadora de enfermagem da Prefeitura de Arapiraca, Lousanny Caires Rocha.

O programa tem como principal proposta a melhoria da qualidade de vida dos servidores, atuando na prevenção de doenças, diminuição do absenteísmo/presenteísmo, e a promoção da saúde mental dos servidores, compreendendo que estes fazem parte de um enquadre biopsicossocial.

O serviço funciona de segunda a sexta, com o desenvolvimento das seguintes ações estratégicas: Consulta médica e de enfermagem; atendimento ambulatorial, realização realização de testagem rápida para ISTs (HIV, HCV, HbsAg e Sífilis); avaliação nutricional, avaliação de risco cardiovascular e atividades de promoção à saúde nos períodos matutino e vespertino.

O post Atendimento médico no local de trabalho é uma das ferramentas de valorização do servidor municipal apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.

Fonte: Prefeitura de Arapiraca