Volta às Aulas: Educação e SMTT promovem formação para profissionais do transporte escolar

Fotos: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A vida escolar vai muito além da sala de aula e perpassa por uma série de áreas. Dentre as que mais se destaca está, sem dúvida, o transporte. Garantir a segurança no translado da casa do aluno até a escola também é dever do município.

Pensando nisso, nesta terça-feira (10), a prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou um encontro no Planetário e Casa de Ciência, com o objetivo de orientar e capacitar os profissionais que atuam diretamente no transporte escolar.

Pela manhã, a formação foi destinada aos cuidadores em trânsito, que são os profissionais responsáveis por zelar pela segurança dos alunos enquanto eles estão dentro dos ônibus escolares.

O superintendente adjunto, Alberto Peixoto, ministrou uma palestra educativa sobre os cuidados que os profissionais devem ter com o veículo e o transporte de alunos.

Pela tarde, o auditório do planetário foi preenchido pelos motoristas escolares, que puderam participar de palestras voltadas à segurança dos discentes e também sobre o abuso sexual infantil com a psicóloga, Marcela Braz, e a psicopedagoga, Betty Jane, ambas do Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar da SMTT.

Para a secretária de Educação e Esporte, Ivana Carla, a formação é fundamental para garantir segurança no retorno às atividades presenciais, nesta segunda-feira (16).

“Sonhamos e trabalhamos muito para retomar às aulas presenciais e agora é já é uma realidade. Devido à pandemia de coronavírus, muitas coisas precisaram ser adaptadas para garantir a segurança sanitária de toda a comunidade escolar. Mas também é essencial garantir a segurança física das nossas crianças, por isso essa formação para cuidadores em trânsito e motoristas é tão importante”, disse ela.

O superintendente da SMTT, Josenildo Souza, destacou a parceria entre as secretarias e a preocupação da prefeitura em proporcionar segurança aos alunos e profissionais. “É importante preparar os condutores escolares e cuidadores para esse retorno às aulas. A educação será sempre o melhor caminho na preparação das pessoas e essa parceria com a Educação é fundamental”, declarou o superintendente.




O post Volta às Aulas: Educação e SMTT promovem formação para profissionais do transporte escolar apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.

Fonte: Prefeitura de Arapiraca