Programas de assistência técnica beneficiam pequenos e médios criadores em Arapiraca

Davi Salsa (Ascom Arapiraca)

Os pequenos e médios criadores de animais, de diferentes localidades de Arapiraca, estão recebendo ampla assistência técnica por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Desde o início do ano que a gestão do prefeito Luciano Barbosa vem adotando programas de auxílio ao homem do campo que sustenta suas famílias e, também, geram empregos e renda para o município com a criação de ovinos, bovinos e caprinos, entre outros animais.

Segundo revela a médica-veterinária Natália Alapenha, a equipe tem profissionais especializados nas áreas de pecuária, técnicos agrícolas para o trabalho de inseminação artificial e melhoria do rebanho, além de zootecnistas e veterinários.

“Estamos fazemos esse trabalho de atendimento de campo ao pequeno produtor. Tanto preventivo, como casos clínicos de urgência, como também de orientações de vacinação, manejo nutricional, sanitário, instalações, suporte forrageiro”, explica Natália Alapenha.

Ela também destaca que o Programa de Inseminação Artificial do município está ajudando no melhoramento genético do rebanho leiteiro. “O trabalho é ofertado gratuitamente para o produtor, que ainda é assistido por meio de acompanhando de unidades demonstrativas de uma nova variedade de capim de corte, BRS capiaçu, em cinco comunidades do município, objetivando avaliar o desenvolvimento vegetativo em cada localidade de Arapiraca”, relata a médica-veterinária.

Extensão rural

Desde o início do ano até agora, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural já realizou 362 visitas, com o atendimento a 64 produtores em 35 comunidades rurais do município.

“As visitas são de assistência técnica e extensão rural (ATER), incluindo casos clínicos, orientações de sanidade animal, manejo nutricional, manejo de suporte forrageiro, dentre outras demandas dos produtores.

“Também atendemos os criadores de bovinos de corte e leite, aves, suínos, ovinos e caprinos, e o nosso departamento, com o apoio do secretário Hibernon Cavalcante, realiza trabalho que abrange a feira livre de animais”, acrescenta Natália Alapenha.

O post Programas de assistência técnica beneficiam pequenos e médios criadores em Arapiraca apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.

Fonte: Prefeitura de Arapiraca