Feijão, milho e mandioca são culturas de destaque em estudo promovido pela prefeitura, Embrapa e Capa

Fotos: Samuel Alves – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, tem firmado acordos e parcerias com entidades públicas e privadas do município com o intuito de promover pesquisas experimentais com as culturas de feijão comum, milho e mandioca.

Os trabalhos desenvolvidos são voltados à seleção de materiais adaptados a nossa região, dando alta produtividade, melhoria de renda e qualidade de vida aos agricultores do município arapiraquense.

Durante o período de 7 a 11 de julho, a secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Comercial Arapiraquense de Produção Agrícola (Capa), realizou ensaios das cultivares de cada cultura estudada.

De acordo com o secretário Hibernon Cavalcante, a proposta do estudo é levar aos produtores um material adaptado à região, a fim de evitar que cultivos sejam desperdiçados por falta de adequações com a terra em que o produto foi inserido.

Estão sendo realizados ensaios em diversas variações, tendo o feijão de arranque com 23 cultivares no ciclo normal, 12 no precoce e 17 no de ferro e zinco.

A avaliação de mandioca para indústria teve 12 cultivares estudados, materiais ricos em amido, o que dará mais rendimento à produção.

O milho foi um dos que apresentaram mais cultivares estudados, foram 78 ensaios do produto híbrido.

Participaram das atividades o diretor de Pesquisas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Manoel Henrique, o gerente de Pesquisas José Anderson Soares, os pesquisadores da Embrapa, Antonio Dias Santiago, Paulo de Albuquerque e Luis Cláudio de Farias, e o gerente técnico da Capa, Eli Gama dos Santos.

O post Feijão, milho e mandioca são culturas de destaque em estudo promovido pela prefeitura, Embrapa e Capa apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.

Fonte: Prefeitura de Arapiraca