Brasil alcança recorde de ouros no Parapan de Santiago, com destaque para Samuel Oliveira e natação histórica.

Nesta sexta-feira (24), o Brasil teve mais uma jornada de conquistas na atual edição dos Jogos Parapan-Americanos, que estão sendo disputados em Santiago, no Chile. A delegação brasileira alcançou um total de 132 medalhas de ouro, superando a marca de 124 triunfos alcançados há quatro anos em Lima, no Peru.

Dentre os destaques do dia, o atleta Samuel Oliveira, com apenas 24 anos, alcançou um novo recorde mundial na prova dos 400 metros da classe T20 com o tempo de 46s48, conquistando a medalha de ouro. Samuel superou a antiga melhor marca (46s86), que pertencia ao também brasileiro Daniel Tavares.

Em entrevista, Samuel relatou que treinava com Daniel e que bater o recorde dele era um sonho realizado. O atleta afirmou que estava muito feliz com a conquista. Além do recorde de Samuel, a equipe de atletismo brasileira encerrou o dia com 16 medalhas, sendo cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze.

Outra modalidade em que o Brasil se destacou foi a natação, conquistando ao todo 120 pódios, sendo 67 de ouro, 30 de prata e 23 de bronze. A equipe de taekwondo contribuiu para o sucesso do dia, conquistando três medalhas de ouro e três de bronze. No tênis, o Brasil garantiu uma medalha de bronze na chave simples da categoria quad e uma medalha de prata na chave masculina de duplas.

A seleção feminina de basquete conquistou uma medalha de bronze após vencer a Argentina por 56 a 28. Já no goalball feminino, o Brasil conquistou o terceiro lugar. Na disputa masculina, a seleção garantiu a medalha de ouro após vencer os Estados Unidos na grande decisão por 12 a 2. No ciclismo, Lauro Chaman conquistou o ouro na prova de perseguição 4000 metros das classes C4 e C5, enquanto Bianca Garcia e Nicolle Wendy conquistaram um bronze na prova dos 1000 metros contrarrelógio da classe B.

Com todas essas conquistas, o Brasil segue na liderança do quadro de medalhas do Parapan, com um total de 287 pódios. A Colômbia ocupa a segunda colocação, seguida pelos Estados Unidos em terceiro lugar. A delegação brasileira ainda tem mais dois dias de competições pela frente e a expectativa é de que o país continue a conquistar medalhas expressivas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo