Vacinação dos profissionais de saúde segue com tranquilidade em Maceió

Com uma movimentação bastante tranquila, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu continuidade, nesta quarta-feira (17), à campanha de vacinação contra a Covid-19. Neste momento, a ação está focada no grupo prioritário dos trabalhadores de saúde com idades entre 55 e 74 anos. A imunização desse público-alvo será feita com lote residual de doses da própria SMS.

Foto: Rafaela Chafer/Secom

A vacinação ocorre das 9h às 16h e está disponível nos seis pontos fixos definidos pela Prefeitura de Maceió – com drive-thrus no estacionamento do Jaraguá e na sede da Justiça Federal, na Serraria; nos Shoppings Maceió, em Mangabeiras, e Pátio, no Benedito Bentes; no Papódromo, no Vergel do Lago; e na parte externa do Ginásio Arivaldo Maia, no bairro do Jacintinho.

A odontóloga Maria do Socorro Brito, de 61 anos, recebeu a primeira dose do imunizante e falou da sua satisfação em vivenciar esse momento, que era muito esperado.

Maria do Socorro Brito, após vacinação. Foto: Ascom SMS

“Estou muito feliz por ser beneficiada neste momento. Trabalho diretamente com a saúde das pessoas e elas precisam do meu trabalho. Agora, fico mais segura por saber que não vou transmitir a doença nem ser contaminada por ela. É uma vitória para todos”, disse ela.

Sensação parecida viveu o psicólogo Wellington Roberto dos Santos, de 56 anos, que falou sobre o benefício que a imunização traria para as atividades de seu trabalho.

Agora imunizado, o psicólogo Wellington Santos pretende retomar os atendimentos presenciais. Foto: Ascom SMS

“Na minha área, onde foi preciso restringir quase completamente o contato presencial com os pacientes, foi complicado dar continuidade a alguns atendimentos. Agora, finalmente, eles poderão ser acompanhados de forma adequada”, afirmou.

A medida definida pela Secretaria Municipal de Saúde segue a resolução nº 10, do Comitê Intergestores Bipartite de Alagoas – CIB-SUS/AL, de 16 de março de 2021. O documento contempla como trabalhadores de saúde beneficiados nessa etapa médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, além de seus respectivos técnicos e auxiliares.

Acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica cumprindo estágio curricular em serviço hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios também serão contemplados.

Para ser vacinado, profissionais ou estudantes/acadêmicos devem apresentar, além de documento de identificação com foto e CPF, a comprovação que trabalha nos serviços contemplados nessa etapa. Segue documentação:

• Trabalhadores de saúde:
Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo Diretor-Geral ou Diretor-Médico, contracheque atualizado ou Carteira de Trabalho.

• Autônomo:
Certidão de Regularidade emitida pelo respectivo conselho de classe.

• Residentes ou estudantes em estágio:
Declaração emitida pelo serviço que atua.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió