Núcleos de Atividade Física seguem com funcionamento durante a pandemia

Com 246 usuários cadastrados, serviço é ofertado em bairros como Vergel, Jacintinho e Rio Novo

Dentre as atividades desenvolvidas pelos núcleos, estão alongamento, dança, caminhada e Ioga. Foto: Arquivo pessoal.

A Promoção de práticas corporais e atividade física é uma das prioridades para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Por este motivo, mesmo com a pandemia do coronavírus, maceioenses seguem assistidos pelos Núcleos de Atividade Física (NAFs), que desenvolvem esse trabalho em 13 bairros. Atualmente, o serviço conta com 246 usuários cadastrados e também oferece avaliação física, atividades de educação em saúde e orientações nutricionais.

Para o responsável técnico pelos NAFs, Reinaldo Alves, a atividade física garante comprovada melhora na qualidade de vida e reduz consideravelmente a vulnerabilidade e riscos à saúde do indivíduo. Reinaldo também reforça a importância das práticas no fortalecimento do corpo e da mente em tempos de pandemia.

“Sabemos que fortalecer nosso sistema imunológico é uma das melhores maneiras de impedir que esse vírus se propague de forma severa em nosso organismo e o exercício físico nos traz esse benefício. Além disso, manter-se fisicamente ativo também colabora com a manutenção de nossa saúde mental, que já vem sendo tão comprometida desde o início da pandemia”, completou.

A inclusão do usuário para participar das práticas se dá tanto por demanda espontânea como por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). No primeiro caso, interessados se direcionam a um dos NAFs e, havendo vaga disponível, os profissionais do local realizam entrevista e solicitação da documentação necessária para serem inseridos no grupo. Já a inserção via UBS acontece quando a unidade percebe a necessidade no paciente e o encaminha para o núcleo mais próximo de sua residência.

Onde funcionam – Os 13 NAFs estão instalados nos bairros do Vergel, Jacintinho, Feitosa, Canaã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão Velho, Rio Novo, Salvador Lyra, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos e Guaxuma. Mais informações podem ser esclarecidas no 3312-5429, das 8h às 14h.

Polyanna Monteiro. Ascom/SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió