Prefeitura retira 15 toneladas de lixo e faz plantio de mudas no Vergel do Lago

Local escolhido é um ponto crônico de descarte irregular

A Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou nesta sexta-feira (23) o plantio de 15 mudas de árvores em um dos pontos crônicos de descarte irregular existentes na cidade. O local escolhido fica no Vergel do Lago, e constantemente recebe resíduos descartados de forma irregular pela população.

Local do plantio das árvores, antes da limpeza. Fotos: Ascom Sudes
Área depois da limpeza

As espécies plantadas foram ipês, aroeiras e craibeiras. Durante a ação de hoje, foram retirados cerca de 15 toneladas de resíduos domiciliares, materiais inservíveis e restos de poda de árvores. De janeiro até agora, mais de 350 árvores foram plantadas na capital.

Maria José, marisqueira que mora na região, afirma que os próprios moradores fazem o descarte irregular e não cuidam do local. “Eu vejo o caminhão vindo buscar essas coisas quase todo dia. E mesmo assim as pessoas continuam jogando lixo no local. Já tentamos avisar que está errado, que existe até uma caixa própria para receber esse lixo, mas as pessoas não fazem o correto”, disse a moradora.

Para Robert Wagner, Assessor Especial da Sudes, falta consciência ambiental aos moradores, o que acaba complicando o trabalho da Prefeitura. “Nós já fizemos trabalhos com a educação ambiental na região, temos uma equipe fixa de limpeza com cerca de 15 homens limpando constantemente, porém a população não colabora. Existe um Ecoponto próximo, no Dique Estrada. Então, o cidadão tem que começar a ajudar a prefeitura nesse trabalho de manter a cidade limpa, de manter sua região confortável para ele, para seus amigos e familiares que residem também”, completou Wagner.

O descarte de resíduos em vias públicas e áreas verdes é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A população pode ajudar denunciando os infratores através do 0800 082 2600 ou Whatsapp 98802-4834.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

Fonte: Prefeitura de Maceió