Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho tem live sobre prevenção de acidentes

Órgão da Secretaria Municipal de Saúde promove discussão nesta quarta (28)

No Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Maceió promove live sobre acidentes e doenças. O encontro virtual será realizado a partir das 14h, através do Youtube, e abordará a prevenção das doenças que ocorrem no trabalho, além de orientar o maceioense sobre como proceder, caso haja o acometimento de algum agravo.

A live, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Educação (Semed), será ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió, Paulo Fernandes. O título é “Acidente de Trabalho: De que maneira é possível prevenir os riscos no ambiente de trabalho?”. Para acessar, basta acessar o canal da Semed.

Só no ano de 2020, Maceió registrou 1.200 acidentes relacionados ao trabalho, é o que consta no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN). “Prevenir é a melhor maneira de viver com saúde. Hoje, relembramos todas as pessoas que foram vítimas de incidentes e doenças do trabalho e, com a iniciativa, esperamos evitar novos casos”, pontua o engenheiro.

“O cuidado com nossa saúde no ambiente laboral é imprescindível”, disse Fernandes. Foto: Polyanna Monteiro

Para o engenheiro, muitos acidentes e doenças poderiam ser evitados se empregador e empregado tomassem medidas de prevenção simples.

“Obedecer normas do Ministério do Trabalho, disponibilizar equipamentos de proteção individual e realizar treinamentos sobre o assunto são algumas ações que o empresariado pode realizar para neutralizar ou amenizar os efeitos nocivos que o cargo possa oferecer ao trabalhador. Ele, por sua vez, também deve agir de forma colaborativa para evitar acidentes, seguindo as orientações repassadas, além de informar sempre as não conformidades existentes em seu setor”, concluiu Fernandes.

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 

Em 28 de abril de 1969, houve uma explosão de uma mina na Virgínia, Estados Unidos, que vitimou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Polyanna Monteiro. Ascom/ SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió