Assistência Social e Habitação atendem mais de 1 mil famílias do Vergel

Visando atender as demandas habitacionais das famílias das comunidades Mundaú, Sururu de Capote, Peixe e Muvuca, no Vergel do Lago, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Adjunta de Habitação Popular implantaram um posto de atendimento na região. O local funciona num espaço, montado no canteiro de obras do Residencial Vilas do Mundaú.

Desde o final de março, técnicos da Semas e da Seminfra estão fazendo um plantão social para atender emergencialmente demandas referentes ao cadastro habitacional e para resolver pendências do Cadastro Único (CadÚnico), como inscrição e atualização cadastral. Para a inscrição habitacional, além do Número de Identificação Social (NIS) é necessário estar com os dados atualizados. No mês de abril, foram feitos 800 atendimentos pela equipe do CadÚnico.

No mês de abril foram feitos 800 atendimentos pela equipe do CadÚnico. Foto: Ascom Semas

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, falou da importância de ter esse posto de atendimento próximo à comunidade.  “O Plantão Social está dando celeridade e agilizando os processos da pasta da Habitação. O papel da Assistência Social é de integrar e completar essa frente de atendimento a população, focando na interlocução com as comunidades mais vulneráveis, para que além da moradia, essas famílias seja inseridas também em outros programas sociassistenciais disponíveis no município. Em abril, o CadÚnico atendeu 200 famílias por semana no Plantão Social”, pontuou.

Segundo a assistente social da Secretaria Adjunta de Habitação Popular, Adriana Gomes, foram atendidas cerca de 1200 famílias desde o final de março. “Outro trabalho que é feito pela equipe da Prefeitura é o relato social, que é um instrumento que avalia a situação do usuário que se encontra na comunidade. Fazemos o relato social para analisar caso a caso e dependendo da situação, autorizamos a realização do cadastro habitacional”, explicou.

As lideranças das quatro comunidades estão apoiando a ação auxiliando com o agendamento das famílias, para que realmente os moradores da região sejam atendidos. O Plantão Social funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 15h.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

Fonte: Prefeitura de Maceió