Assistência Social oferta 100 vagas para cursos profissionalizantes

Cursos são voltados para inscritos no Cadastro Único de Maceió

A partir desta quarta-feira (26), estarão abertas inscrições para 100 vagas de cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos são voltados para inscritos no Cadastro Único de Maceió, com renda familiar de até R$ 178,00 por pessoa.

A diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa, falou sobre a importância desses cursos. “Nesse momento de pandemia e recessão econômica, a profissionalização do público do CadÚnico em situação de vulnerabilidade é de extrema importância para que estes cidadãos consigam romper as dificuldades encontradas pela falta de qualificação e, assim, tenham novas oportunidades no mercado de trabalho. São 100 vagas para quatro cursos, custeados pela Semas e realizados pelo Senai”, disse.

Os cursos ofertados são: gesseiro, aplicador de revestimento cerâmico, eletricista e assistente administrativo. Além do material didático, os alunos receberão auxílio transporte e alimentação.

Para os cursos de gesseiro e de aplicador de revestimento cerâmico, é necessário ter no mínimo 15 anos de idade e nível Fundamental I Incompleto. Já para os cursos de eletricista e assistente administrativo, é preciso ter no mínimo 14 anos e Nível Fundamental Completo.

Cursos são voltados para inscritos no CadÚnico com renda percapta familiar de até R$ 178,00

Inscrições

As inscrições acontecem de 26 de maio a 9 de junho e deverão ser agendadas através do telefone da sede do CadÚnico, o 3312-5970, das 8h às 14h.

Após fazer o agendamento, os usuários deverão levar no dia e horário marcado os seguintes documentos (originais e cópias):

  • RG;
  • CPF;
  • NIS;
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;
  • COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE

Caso o usuário seja menor de idade deverá trazer também o RG e o CPF (cópias e originais) dos pais ou responsável.

Para consultar o Número de Identificação Social (NIS), os usuários do Cadastro Único podem acessar o site Consulta Cidadão , ou baixar o aplicativo Meu CadUnico no celular. Também poderá ligar para o Ministério da Cidadania, discando 121, para obter a informação.

Vanessa Napoleão/ Ascom Semas

Fonte: Prefeitura de Maceió