Unidade de Saúde promove dia de incentivo à amamentação para gestantes do São Jorge

Palestras educativas, pintura da barriga e acupuntura foram alguns dos serviços oferecidos às usuárias que fazem pré-natal na USF

Gestantes atendidas na Unidade de Saúde da Família José Maria de Vasconcelos Neto, no São Jorge, foram recebidas, nesta sexta-feira (6), com atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê. A iniciativa, promovida pelos profissionais do local, faz alusão à campanha Agosto Dourado, que é o período dedicado a uma maior sensibilização da população sobre o tema.

A ação contou com palestras educativas, pintura da barriga das gestantes, ensaio fotográfico, práticas integrativas como acupuntura, massagem relaxante e escalda pés, lanche saudável e entrega de brindes.

Profissionais fazem orientações sobre o tema durante toda a gestação. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom/ SMS

Enfermeira na unidade, Patrícia Acioly afirma que a ação é uma oportunidade para que as gestantes aprendam um pouco mais sobre os benefícios da amamentação exclusiva, conscientizando-as sobre a importância de amamentar seus filhos ao nascerem.

“Estamos constantemente orientando nossas gestantes sobre o aleitamento e durante o mês de agosto a unidade intensifica o diálogo sobre o assunto por meio de momentos como esse, em que as usuárias podem tirar todas as suas dúvidas e saírem daqui mais informadas e conscientes”, destacou a enfermeira.

Patrícia Acioly, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família na unidade. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom/ SMS

Usuária da unidade desde que nasceu, Maria Vitória espera seu segundo filho e conta que sempre acreditou no leite materno, tanto como aliado para a saúde da criança como para estreitar os laços afetivos entre mãe e bebê desde seu nascimento.

“Amamentar, para mim, é uma das melhores coisas que já fiz. Desde a primeira vez que alimentei meu primeiro filho com meu leite senti algo inexplicável que só quem amamenta sabe o que é. Agora vou repetir a dose e, dessa vez, quero amamentar por mais tempo ainda”, conta Maria Vitória.

Maria Vitória fez seus dois pré-natais na unidade do São Jorge. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom/ SMS

A ação contou com o apoio da Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), setor responsável pela articulação de todas as ações inerentes ao Agosto Dourado.

“Estamos aqui para prestigiar o esforço da unidade e ficamos felizes em ver a educação em saúde tão presente na Atenção Primária de Maceió, pois é a informação que faz com que as pessoas façam escolhas positivas para a própria saúde”, comentou Laíne Cabral, técnica da Saúde da Criança.

Laíne Cabral, técnica da Saúde da Criança da SMS. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom/ SMS

As ações de sensibilização continuam durante todo o mês de agosto. Confira locais e datas abaixo:

10/08, às 9h – Unidade de Saúde da Família Reginaldo, Poço;

12/08, às 14h – Unidade de Saúde da Família Edvaldo Silva, Fernão Velho;

13/08, às 9h – Unidade Docente Assistencial Prof. Gilberto de Macedo (UDA Ufal);

18/08, às 14h – Unidade de Saúde Djalma Loureiro, Clima Bom;

20/08, às 14h – CAIC Virgem dos Pobres, Dique Estrada;

26/08, às 9h – Unidade de Referência em Saúde Hamilton Falcão, Benedito Bentes.

Polyanna Monteiro – Ascom SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió