Prefeitura realiza ações de incentivo ao aleitamento materno em Maceió

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió está desenvolvendo ações de incentivo ao aleitamento materno, em alusão à campanha Agosto Dourado, por toda a cidade. Nesta sexta-feira (6), equipes estiveram nas Maternidades Santa Mônica e Nossa Senhora da Guia, ambas no Poço, em uma roda de conversa com mães. Também foi realizada, no semáforo em frente ao Pátio Shopping, na Cidade Universitária, a “blitz da amamentação” com informações sobre a importância do aleitamento e da doação de leite materno.

Visita do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres às maternidades de Maceió. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Nas maternidades, as representantes do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres conheceram o banco de leite e o posto de coleta dos locais. Além disso, foi entregue o material elaborado pela Prefeitura para a campanha, que conta com panfletos e banners.

Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Precisamos que todas as unidades de saúde da nossa cidade estejam engajadas na campanha, atuando, todos os dias, para fortalecer a prática. A Prefeitura está comprometida em mudar vidas. Quando falamos de bebês, essa preocupação aumenta. Bebês saudáveis são a garantia de uma sociedade que cresce forte e saudável”, assegurou Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió.

Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Na ocasião, também foram apresentadas as maternidades e a UTI neonatal, com crianças que dependem do leite materno para sobreviverem.

“Apenas 1ml de leite materno já pode ser suficiente para nutrir um bebê prematuro a cada vez que for alimentado. Porém, infelizmente, as doações estavam muito baixas e havia pouquíssimo leite armazenado nesses locais. Por isso, nós estamos levantando a pauta, pois a amamentação é crucial para a sobrevivência e o desenvolvimento desses e de todos os bebês”, reforçou a coordenadora.

Maternidades apresentaram bancos de leite materno. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Blitz da amamentação

Na blitz, as participantes orientaram carros que passavam no local sobre as ferramentas disponíveis hoje na capital para incentivar o aleitamento e, principalmente, a doação.

Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Por diferentes motivos, muitas mães não podem amamentar seus filhos. O leite materno é a primeira vacina de um bebê, fornecendo todos os anticorpos e nutrientes que ele precisa nos primeiros seis meses de vida”, acrescentou Ana Paula.

Para Teresa Lima, de 39 anos, que transitava pela região, a ação trouxe um alerta para um tema tão relevante. “O aleitamento materno salva vidas. Muitas das informações passadas hoje são desconhecidas por grande parte da população. Saber que a Prefeitura de Maceió está engajada em garantir saúde para nossos bebês é muito importante”, comentou a advogada.

A partir desta segunda-feira (9), a Prefeitura disponibilizou pontos de coleta nos três shoppings da capital (Maceió, em Mangabeiras; Pátio, na Cidade Universitária; e Parque, em Cruz das Almas) para arrecadar frascos para doação de leite materno. Os frascos devem ser de vidro com tampa plástica para garantir a qualidade do material armazenado durante a pasteurização do leite.

Secom Maceió

Fonte: Prefeitura de Maceió