Maceió mobiliza agentes e população para combate à dengue

Ação acontece quarta e quinta-feira desta semana, mobilizando agentes de endemias, voluntários e a população

Centenas de agentes de endemia vão a campo nesta quarta-feira (11), em Maceió, com suporte de servidores municipais, voluntários e apoiadores. Intitulado Maceió Unida Contra a Dengue, o mutirão terá sequência na quinta-feira (12) e pretende, em dois dias, visitar 24 mil imóveis residenciais, comerciais e áreas públicas, orientando a população a se tornar agente da eliminação de focos do Aedes aegypti.

Agentes de endemias visitarão milhares de imóveis em Maceió. Foto: Arquivo SMS

O trabalho terá início às 8h, no Mercado do Jacintinho e em outros pontos da cidade, onde as equipes estarão concentradas a partir das 7h30 nos oito distritos sanitários de Maceió. A partir desses pontos, as equipes se deslocarão para o trabalho de campo nos bairros adjacentes.

As ações serão desenvolvidas em toda a capital, tendo como pontos prioritários bairros onde foram observados altos índices de infestação do Aedes aegypti. Nesses locais, serão verificados especialmente pontos estratégicos mais propensos à ocorrência de criadouros do mosquito, como borracharias, ferros-velhos e outros locais propícios ao acúmulo de água parada.

Confira os pontos de concentração nos oito Distritos Sanitários de Maceió:

– No 1º Distrito Sanitário, as equipes partirão do Corredor Vera Arruda, Sesc Poço e Praça do Rock;
– No 2º Distrito, as equipes se concentrarão na Praça da Faculdade, Estádio Rei Pelé e Guarda Municipal;
– No 3º DS, os pontos são as praças do Canaã e da Pitanguinha;
– No 4º DS, Praça do Mirante e Rotatória da Chã da Jaqueira;
– No 5º DS, Conjunto Piabas, Mercado do Jacintinho e Praça Central do José Tenório;
– No 6º DS, Praça Padre Cícero; no 7º DS, Praça central do Eustáquio Gomes e Associação Acauã;
– No 7º DS, Praça Central do Osman Loureiro e Cras Santos Dumont;
– No 8º DS, os pontos de partida são a praça central de Cruz das Almas e a praça do Mirante de Ipioca.

Além das ações de combate e eliminação dos vetores, durante o mutirão serão desenvolvidas atividades educativas, inspeção, orientação, capinação, limpeza e recolhimento de resíduos sólidos. Haverá abordagens em condomínios e residências, espaços públicos, mercados, feiras e estabelecimentos comerciais.

Na ação haverá, ainda, dois pontos estratégicos para o recolhimento de pneus e resíduos volumosos localizados na Praça da Faculdade, no Prado, e Associação do Acauã, no bairro Cidade Universitária.

A Praça da Faculdade e a Associação do Acauã serão pontos estratégicos de recolhimento de pneus. Foto: Arquivo SMS

“Esses locais serão inspecionados para que seja feita a eliminação de criadouros e o tratamento com larvicida. Também vamos orientar a população sobre a importância de adotar essas ações no dia a dia. Por fim, vamos distribuir fichas de autoinspeção, onde esses moradores escolherão um dia na semana para nos auxiliar e colaborar conosco nessa luta contra a proliferação do mosquito causador desses três agravos que vêm acometendo a nossa população”, explica a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Samico.

Coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde, a operação mobiliza ações das Vigilâncias Ambiental e Sanitária; além das Secretarias de Comunicação, Educação, Abastecimento e Trabalho, Gestão, Desenvolvimento Territorial, Segurança Comunitária, Desenvolvimento Sustentável; e o GGI dos Bairros.

A ação também contará com apoio institucional do Exército, Cruz Vermelha, ABIH e Abrasel. As cooperativas de materiais recicláveis Cooprel Antares, Cooplum, Coopvila e Cooprel Benedito Bentes também participarão do mutirão Maceió Unidad Contra a Dengue.

Fonte: Prefeitura de Maceió