Prefeitura autua BRK Ambiental por lançamento irregular de esgoto

Fiscalização identificou infrações nos bairros da Jatiúca, Prado e Centro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) emitiu três autos de infração contra a empresa BRK Ambiental por lançamento irregular de esgoto na parte baixa de Maceió. As irregularidades ocorreram nos bairros da Jatiúca, Prado e no Centro.

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário, os pontos identificados eram de domínio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e agora são de responsabilidade da BRK. “A empresa foi autuada e notificada e deve apresentar um plano para compensar os danos ambientais causados”, disse.

Vídeo registrado no bairro da Jatiúca. Imagem: Ascom Sedet

Durante atividade de monitoramento no bairro da Jatiúca, na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, a equipe de fiscalização constatou o transbordamento de esgoto em poços de visita da rede de saneamento. Lá, o efluente que deveria prosseguir até a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Conjunto Castelo Branco está caindo na rede de drenagem da região.

No bairro do Prado, a equipe identificou um rompimento na tubulação de esgoto da Avenida Assis Chateaubriand, resultando no lançamento de esgoto bruto na faixa de areia da Praia da Avenida, próximo ao emissário submarino.

Vídeo registrado no bairro do Centro. Imagem: Ascom Sedet

Outro vazamento de esgoto em via pública da capital foi registrado no bairro do Centro, na Rua Cincinato Pinto. Nesse caso, foi detectado que o efluente está percorrendo a linha de drenagem com destino à Lagoa Mundaú.

O secretário reforça que o não cumprimento das exigências implicará na aplicação das sanções previstas no Código Municipal do Meio Ambiente de Maceió e na legislação ambiental vigente.

Ascom Sedet

Fonte: Prefeitura de Maceió