Prefeitura incentiva profissionais da Educação de Maceió à pesquisa acadêmica

Projeto Elos do Saber deverá contribuir para sistematização e registro das práticas docentes

Os profissionais das unidades escolares da rede municipal de Educação de Maceió serão incentivados pela Prefeitura a desenvolver pesquisas acadêmicas em diversas áreas através do projeto Elos do Saber. A iniciativa visa o crescimento acadêmico dos servidores, com estudos aprofundados de temas que contribuam para a atuação de cada envolvido nesse processo, bem como a popularização de seus trabalhos.

Para melhor dialogar com diretores e coordenadores das escolas sobre a proposta, haverá uma reunião online nesta sexta-feira (13), a partir das 9h30, através do canal da Semed no YouTube. Em seguida, serão recebidos os formulários enviados para as escolas com as propostas de futuras pesquisas, como elemento para outra reunião online, no dia 17, desta vez com as comissões de pesquisa já formadas.

Iniciativa visa o crescimento acadêmico de profissionais da educaçã. Foto: Leonardo André Correia/Ascom Semed

O projeto visa estimular os profissionais da educação a refletirem, de modo crítico, sobre as diferentes problemáticas e interfaces que permeiam o universo educacional, bem como sobre as práticas desenvolvidas no ambiente próprio da escola. Objetivo é a sistematização e o registro dessas reflexões, contribuindo, desse modo, para a formação e imersão desses profissionais no universo da pesquisa e da produção do conhecimento.

A professora e doutora Graça Gomes, que faz parte da equipe do Núcleo de Avaliação e Pesquisa (NAP) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), explica que a intenção do projeto é que cada escola tenha uma equipe para esse fim, pensando em ações que possam contribuir para o aprendizado dos estudantes.

“Não há uma cultura de registro das atividades nas escolas e essa produção ainda poderá compor a revista Saberes Docentes, que também é conduzida pela equipe do NAP”, informa Graça.

Coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, Vera Pontes. Foto: Leonardo André Correia/Ascom Semed

A coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, Vera Pontes, avalia que o trabalho terá grande impacto na rede de ensino da capital. “Estaremos fortalecendo o processo de desenvolvimento profissional no âmbito da educação básica e daremos visibilidade aos projetos e ações pedagógicas significativas desenvolvidos nas unidades de ensino de Maceió”, completou Vera.

Primeira reunião online ocorre nesta sexta-feira (13). Foto: Leonardo André Correia/Ascom Semed

O calendário de atividades se estende até o dia 27 de outubro, quando serão feitas as apresentações dos artigos finais para o NAP e, até o dia 5 de novembro, haverá a emissão dos certificados com a carga horária dos participantes.

Delane Barros/Ascom Semed

Fonte: Prefeitura de Maceió