Prefeitura lança três editais para credenciar artistas e realizar o Natal dos Folguedos

A Prefeitura de Maceió lançou nesta quarta-feira (11) três editais, frutos do convênio federal “Maceió, Cidade das Artes”, feito com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Os editais vão contemplar todos os núcleos culturais da capital que desejarem participar.

O credenciamento terá validade de doze meses, a contar desta quarta-feira (11), e o fim das inscrições é no dia 10 de setembro de 2021, podendo ser prorrogado a critério da FMAC. Para se credenciar é necessário se apresentar presencialmente com as devidas documentações na sede da FMAC, no Jaraguá, ou de forma virtual através de formulário disponibilizado no site da Fundação, na aba “Editais”.

Grupo de coco de roda Los Coquitos. Foto: Daniel Marinho/Ascom FMAC

Para se credenciar, deve-se comprovar no mínimo um ano de atividade continuada, atestada através de portfólio (certificados, recortes de jornais, revistas, postagem em sites, blogs, redes sociais, vídeos, registro fotográfico, declarações etc.). Lembrando que só é possível inscrições através de CNPJ.

O primeiro edital será para o credenciamento de grupos culturais de dança, música, festa, arte e qualquer outra manifestação cultural produzida pela população de forma ativa, e que em Maceió são bastante representadas por grupos de baianas, coco de roda, corais, orquestra filarmônica e tantos outros.

Xangô Rezado Alto. Foto: Arquivo Secom

O segundo edital lançado é para o credenciamento de grupos culturais de matriz africana – mais um do convênio “Maceió, Cidade das Artes” – que irá realizar o evento “Xangô Rezado Alto”, levando grupos culturais afro-brasileiros para compor o cortejo que sairá pelas ruas do Centro da cidade. Ao fim do percurso, haverá uma estrutura para que todos os grupos – seja de afoxés, maracatu, maculelê, entre outros – possam se apresentar.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O terceiro edital lançado pela FMAC é do projeto “Natal dos Folguedos”, que trará grupos culturais entre os meses de novembro e dezembro para realizarem dois cortejos em comemoração as festas natalinas. Nesse edital, que também faz parte do convênio federal “Maceió, Cidade das Artes”, serão selecionadas duas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) visando a execução do projeto.

Os cortejos vão trazer diversas manifestações da cultura popular como os guerreiros, as baianas, o fandango, pastoril, boi, coco de roda, maracatu, afoxés e demais folguedos existentes na cidade de Maceió e região metropolitana.

Serão organizados dois cortejos culturais com desfile de dez carros alegóricos, contemplando 90 grupos em cada cortejo. Cada organização da sociedade civil ficará responsável pela decoração artística de cinco carros alegóricos, devendo realizar o projeto artístico e aquisição de todo matéria necessário para execução do projeto. As instituições selecionadas ainda deverão fazer o trabalho de mobilização com artistas locais que irão colaborar com todo processo criativo e ornamental dos carros, assim como nas apresentações.

Para maiores dúvidas, acesse a aba “Editais” no portal da Fundação no site oficial da Prefeitura de Maceió.

Gabriela Lyra/Ascom FMAC

Fonte: Prefeitura de Maceió