Turismo itinerante: Prefeitura realiza ações culturais em vários bairros da capital

Iniciativa faz parte do projeto de turismo de base comunitária desenvolvido pela Prefeitura

Em comemoração ao mês da cultura nordestina, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) vai promover uma série de ações durante o mês de agosto e início do mês de setembro. Com foco na promoção do destino e na diversificação dos atrativos da cidade, a primeira ação será realizada neste sábado (14), às 16h, na Praça Mirante do Jacintinho.

A iniciativa, que integra o Projeto Turismo de Base Comunitária, contará, neste primeiro momento, com apresentações de Coco de Roda, desfile de moda promovido pela população do bairro, atividades esportivas e recreativas para crianças e o lançamento da Rota do Seu Jacinto, um roteiro a pé pelos mirantes do bairro. 

Primeira ação do projeto será na Praça Mirante do Jacintinho. Foto: Itawi Alburquerque/Secom Maceió

A ação contará ainda com o apoio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel para informações sobre a história e cultura da região, bem como informações sobre os atrativos da capital e distribuição de máscaras de proteção. Toda a ação seguirá os protocolos de distanciamento e o uso de máscara.

“A proposta do Turismo de Base Comunitária é que a população seja protagonista no processo turístico, auxiliando no desenvolvimento e na movimentação da economia local, missão dada pelo prefeito JHC. Essa primeira ação será o pontapé inicial do projeto, uma tendência do turismo mundial”, afirma a secretária adjunta de Turismo, Josi Mendes.

No dia 20 de agosto, a ação itinerante ocorre no bairro histórico do Jaraguá, a partir das 14h30. Na programação, haverá desfile de carros antigos do Clube Fusca e antigos de Maceió, com parada na Associação Comercial, onde ficará em exposição. 

Na Praça Dois Leões, haverá exposição de artesanato dos grupos de Economia Solidária cadastrados na Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), onde também será instalado o Centro de Atendimento Móvel (CAT) móvel com informações turísticas e distribuição de máscaras. 

Na ação do bairro do Jaraguá, haverá desfile de carros antigos. Foto: Arquivo Semtel

Na programação haverá ainda um guia de turismo disponível para fazer roteiros guiados a pé pelo sítio histórico, com paradas no Café do Porto, em frente à Associação Comercial, onde haverá apresentação de saxofone.

Já no dia 28 de agosto, será a vez do bairro Vergel do Lago. Em parceria com a Central Única das Favelas em Alagoas (CUFA/AL) e Movimento Povos das Lagoas, a Semtel promoverá uma corrida de canoa na Lagoa Mundaú; vivência do Sururu com a Associação das Marisqueiras da região e apresentações culturais no evento ‘Mundaú Lagoa Aberta’. A Semtel também estará com o CAT móvel para informações sobre os atrativos da cidade e contará com o apoio do Ônibus do Hemoal para doações de sangue.

Para finalizar a primeira etapa desta ação, o projeto seguirá para o bairro do Pontal, no dia 02 de setembro. Na região, será realizado um tour no bairro das rendeiras, palestra sobre a história do bairro e ação com o CAT móvel, com distribuição de máscaras e informações turísticas sobre a cidade.

Sobre o Projeto 

O Projeto de Turismo de Base Comunitária é focado principalmente na valorização da cultura dos bairros e seus atrativos, integrando a população da região em práticas socioculturais que geram benefícios tanto para a comunidade, quanto para os visitantes. Na contramão do turismo de massa, a proposta é criar pequenos roteiros e dar ênfase aos atrativos histórico-culturais nos bairros de Maceió. 

Programação 

14 de Agosto –  Praça Mirante do Jacintinho 

  • CAT móvel – Informações sobre a história e cultura do bairro, informações sobre os atrativos de Maceió e distribuição de máscara;
  • Apresentação de Coco de Roda da região;
  • Desfile de moda;
  • Atividades esportivas e recreativas para crianças com equipe técnica da Semtel. 

20 de agosto – Jaraguá 

  • Roteiro guiado a pé nos equipamentos culturais;
  • Ação com CAT Móvel;
  • Desfile de carros antigos;
  • Exposição de artesanato da Economia Solidária;
  • Atividades esportivas e recreativas para crianças com equipe técnica da Semtel.

28 de agosto – Vergel do Lago 

  • Corrida de canoa na Lagoa Mundaú;
  • Vivência do Sururu; 
  • Atrações culturais do evento “Mundaú Lagoa Aberta”;
  • CAT móvel para informações sobre os atrativos da cidade; 
  • Ônibus do Hemoal para doações de sangue. 

02 de Setembro – Pontal da Barra 

  • Tour pelo bairro, com paradas nos pontos das rendeiras;
  • Palestra sobre a história do bairro com historiadora;
  • CAT Móvel com distribuição de máscaras e informações  turísticas sobre a cidade.

Cláudia Leite/Ascom Semtel

Fonte: Prefeitura de Maceió