Núcleo de Acolhimento Humanizado oferece apoio profissional para os servidores municipais

No primeiro semestre deste ano, foram 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco

O Núcleo de Acolhimento Humanizado (NAHS) que faz parte Secretaria Municipal de Gestão (Semge) oferece, desde 2009, atendimento psicológico aos servidores do Município. O setor também integra o Programa de Valorização do Servidor e foi criado para valorizar a saúde mental e a qualidade de vida.

No primeiro semestre deste ano, foram 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco. Entre as atividades do NAHS, estão o atendimento humanizado, orientação, apoio, encaminhamentos, tudo com o objetivo de amenizar situações de estresse, desgaste mental e emocional, conflitos internos e ausências aos órgãos. O Núcleo também incentiva um calendário com eventos anuais e datas comemorativas na intenção de incluir e melhorar o fluxo de trabalho.

Núcleo de Acolhimento Humanizado oferece apoio aos servidores

“Estamos vivendo um período complicado, é preciso redobrar os cuidados. E, nós, como pessoas, quase sempre achamos que a mente e os sentimentos não precisam de atenção, apenas nosso físico, e estamos enganados. Nossa secretaria está sempre atenta e deseja que nossos servidores estejam cada vez mais realizados e olhem para si mesmos”, reforçou a secretária de Gestão, Rayanne Tenório.

“É um serviço importante para o funcionamento das atividades, principalmente se tratando do âmbito sentimental. Às vezes, o servidor está cabisbaixo ou teve algum problema de adaptação no setor ou com algum colega, em casa, de saúde e pode encontrar apoio aqui. Trabalhar a saúde mental do servidor é fundamental para que ele ofereça um bom serviço à sociedade, em alguns casos específicos, até estendemos o suporte à família, o importante é o seu bem estar”, enfatiza a psicóloga da Semge e coordenadora do Programa, Marileide da Silva.

O NAHS existe em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas da Semge. Os atendimentos são realizados de acordo com a necessidade e a demanda. Durante a pandemia, o setor atendeu os servidores através de ligações e chamadas de vídeo, e também por atendimento presencial, de acordo com o agendamento e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.

“Intensificamos esse trabalho, fizemos em sistema de rodízio e mesmo com as limitações necessárias, realizados o possível para a manutenção do programa. Até por que, foi necessário estarmos firmes na entrega desse suporte, pois no período de quarentena, algumas problemáticas como ansiedade, depressão e o sentimento de solidão se intensificaram, afinal, são pessoas que viam os colegas todos os dias e mantinham uma rede de contato, e no período ficou mais difícil. Voltamos aos poucos ao funcionamento presencial, e hoje, todos que não possuem comorbidades e se vacinaram podem voltar à sua rotina”

O setor ainda está em sistema de agendamento, então, para ser atendido pelo NAHS, basta entrar em contato por e-mail nahs.semge@gmail.com e pelo telefone 3312-5015, de segunda à sexta-feira, das 10h às 14h.

Ascom Semge

Fonte: Prefeitura de Maceió