Prefeitura amplia pontos de iluminação em mais quatro grotas e no Feitosa

Somente nas regiões das grotas da Cycosa, Andraújo, Monte Azul e Santa Helena, mais de 7.200 moradores são beneficiados

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió (Sima), executou a implantação de 340 novas luminárias com a tecnologia em LED em mais quatro grotas de Maceió. São elas: Grota da Cycosa, no bairro do Canaã; Grota do Andraújo, na Garça Torta; além da Grotas Monte Azul e Santa Helena, ambas na Chã da Jaqueira. Já no bairro do Feitosa, na Avenida Governador Lamenha Filho e Rua Desembargador Hélio Cabral, as antigas luminárias de vapor de sódio foram substituídas por 148 novas luminárias de tecnologia em LED.

A ausência de uma boa iluminação trazia muita insegurança para os moradores, mas, agora, os 340 novos pontos de iluminação, distribuídos pelas quatro comunidades, vão trazer mais segurança e dignidade para os mais de 7.200 moradores das regiões.

Moradores da Grota Monte Azul já se beneficiam da nova iluminação. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Os resultados da mudança já foram notados pelo Cícero Santos, morador da grota do Andraújo há 12 anos. Por lá, foram instaladas 182 novas luminárias. “Eu e todos os moradores estamos muito satisfeitos e felizes com essa iluminação, agora sim tem uma visibilidade boa”, afirmou.

Comerciantes locais também comemoram a nova iluminação. É o caso de Cledson Marcos, que reside há 30 anos na Grota Monte Azul, e há um ano montou um estabelecimento comercial para contribuir com a sua renda familiar.

“A iluminação, além da rua, também chega ao meu estabelecimento. O movimento comercial melhorou, as pessoas têm mais segurança para sair de suas casas para comprar e a segurança no local também melhora”, ressalta.

Ruas na Grota da Cycosa também contam com novas luminárias. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O trabalho constante da Prefeitura de Maceió em ampliar os pontos de iluminação nas regiões é destacado pelo superintendente da Sima, João Folha.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e estamos iluminando, fazendo a troca de luminárias e ampliando esse esforço para assegurar as famílias que moram nas comunidades, nas grotas, este serviço tão importante. Quando garantimos a iluminação, melhora a segurança, a acessibilidade, a qualidade de vida destas pessoas”, contextualiza João Folha.

Eficiência

No bairro do Feitosa, os dois pontos com nova iluminação – Avenida Governador Lamenha Filho e Rua Desembargador Hélio Cabral –, são locais importantes no tráfego de veículos e fluxo diário de pessoas.

Avenida Governador Lamenha Filho, no Feitosa, é um local de bastante movimentação de carros e pessoas. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Agora, as novas luminárias de 60, 120 e 150 w de potência vão garantir mais eficiência na iluminação, segurança e qualidade de vida para quem circula diariamente pelo trecho e para quem reside no local.

Jesualdo Luz é morador da Rua Desembargador Hélio Cabral e conviveu com momentos complicados por conta da má iluminação, no entanto a realidade agora é outra. “Aqui era um escuro danado! O trabalho foi muito bem feito e parabenizo a todos os envolvidos”, afirmou.

Demandas

As solicitações de manutenções e serviços devem ser realizadas pelos canais de atendimento da Sima, seja pelo Disque Luz no 0800 031 9055 ou pelo aplicativo Ilumina Maceió. Existe, ainda, o e-mail atendimento@sima.maceio.al.gov.br. As dúvidas podem ser esclarecidas via WhatsApp, no número (82) 98884-6259.

Maria Luíza Dantas (estagiária) / Ascom Sima

Fonte: Prefeitura de Maceió