Dezembro Vermelho tem ações preventivas voltadas à população em situação de rua

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram testes rápidos e aconselhamento ao público

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) Aids e Hepatites Virais de Maceió promoveu, na manhã desta terça-feira (23), um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante para a população em situação de rua. A ação ocorreu no Centro POP I, em Jaraguá, e fez parte da programação da campanha Dezembro Vermelho, mês de mobilização e intensificação da luta contra a Aids e HIV.

População em situação de rua teve acesso à testes rápidos e aconselhamento sobre as ISTs. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A mobilização contou a realização de testes rápidos para detectar doenças como HIV, hepatites B e C e sífilis e sensibilização sobre uso de preservativos. O atendimento foi destinado a 60 pessoas em situação de rua que são assistidas no Centro Pop de Jaraguá.

“O mês de dezembro está chegando, mas já estamos realizando as ações para intensificar a campanha Dezembro Vermelho. Nosso intuito nesta ação é realizar um diagnóstico precoce e encaminhar para o tratamento necessário, além de fazer o aconselhamento para este público sobre a importância de usar o preservativo ao ter relações sexuais. Buscar a prevenção é sempre o melhor caminho”, informou Cristina Raquel Tonial, enfermeira do Bloco I do PAM Salgadinho.

Cristina Raquel Tonial, enfermeira do Bloco I do PAM Salgadinho. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Usuária do Centro Pop, Karine Viana diz que já teve sífilis e que é importante buscar a prevenção. “Para mim esse momento foi importante porque está me ajudando a cuidar mais da saúde. Recentemente, tive relações sexuais sem camisinha e estou aqui para fazer o teste rápido. Não tenho HIV, mas já tive sífilis. É importante que a gente venha e se previna todos os dias”, relatou.

Karine Viana, usuária do Centro Pop. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A enfermeira Daniela Costa também esteve na ação e fez o aconselhamento para o público em situação de rua. “O aconselhamento é um momento para entregar o resultado dos testes rápidos, fazer orientações e tirar as dúvidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além de ofertarmos o teste, também ofertamos preservativos e entregamos solicitações de exames para a confirmação daquela IST, além de encaminharmos o público para o bloco I ou para uma unidade de saúde mais próxima”, explicou.

A enfermeira Daniela Costa esteve fazendo o aconselhamento e dando as orientações aos usuários. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Sobre os CTAs

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) permitem que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, ao mesmo tempo em que possibilita o contato com grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. O teste é acompanhado de atividades de educação, aconselhamento e intervenção, sendo um ponto estratégico da Rede de Atenção para a ampliação do acesso e busca ativa de populações de maior vulnerabilidade.

Programação

– 24/11 (Quarta-feira) – CTA na empresa Contrato Engenharia, de 9h às 12h;
– 26/11 (Sexta-feira) – CTA na Secretaria Municipal de Gestão (Semge), de 9h às 12h;
– 01/12 (Quarta-feira) – CTA na Secretaria Municipal de Saúde, de 9h às 12h;
– 02/12 – CTA no hospital Unimed (Centro Integrado de Atenção à Saúde – CIAS), de 14h às 18h;
– 03/12 – CTA no Centro de Referência em Assistência Social (Creas) Santa Lúcia, de 9h às 12h;
– 03/12 – CTA Unimed (Sede), de 14h às 18h;
– 07/12 – Palestra na Pestallozi e CTA, de 14h às 18h;
– 09/12 – Palestra na Pestallozi e CTA – 14h às 18h;
– 10/12 – Roda de conversa online com estudantes de escolas públicas do município, às 9h.

Marília Ferreira / Ascom SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió