Saúde Alagoas garante assistência obstétrica ampliada para gestantes da capital e região metropolitana

Iniciando a manhã de quarta-feira, dia 14 de dezembro de 2023, as gestantes de Maceió podem contar com uma boa notícia no que diz respeito à assistência obstétrica. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garantiu que a assistência às gestantes da capital alagoana e dos municípios que integram a Região Metropolitana de Maceió está assegurada pela Rede Estadual de Saúde, com ampliação de atendimento no Hospital da Mulher.

Com a ampliação da equipe de obstetrícia, o Hospital da Mulher dobrou sua capacidade de atendimento para gestantes de baixo risco e, agora, é referência tanto para maternidade de baixo risco quanto para pacientes que procuram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em casos de hemorragias. Além do Hospital da Mulher, a Rede Assistencial de Obstetrícia conta com as Maternidades Nossa Senhora da Guia e do Hospital Veredas, destinadas às gestantes de baixo risco.

Especialmente para as gestantes de alto risco, as referências são o Hospital Universitário (HU) e a Maternidade Escola Santa Mônica, conforme a vinculação realizada durante o pré-natal. O diretor-médico do Hospital da Mulher, João Medeiros, destacou que a maternidade está preparada para suprir a alta demanda com o fechamento da Maternidade Santo Antônio. Ele ressaltou que as parturientes podem se tranquilizar, uma vez que a unidade acolherá todas as gestantes.

Além do Hospital da Mulher, a Maternidade Escola Santa Mônica, vinculada ao estado por meio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), também está pronta para receber as gestantes de alto risco e recém-nascidos que necessitarem da assistência. O coordenador do Núcleo de Neonatal da Santa Mônica, Marcos Geraldo, enfatizou que a unidade é uma maternidade referência de Alagoas para casos de Alta Complexidade e faz parte da rede de assistência materno-infantil.

Com essa garantia de assistência obstétrica, a população pode ficar tranquila quanto ao atendimento e acolhimento das gestantes e recém-nascidos. A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher conta com atendimento multidisciplinar, formado por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, e oferece assistência médica ao aborto, gestações ectópicas, implantação e desenvolvimento do embrião fora do útero. A Rede Estadual de Saúde de Alagoas assegura que as gestantes estão em boas mãos, com cuidados e assistência de qualidade.

É importante ressaltar que o fechamento da Maternidade Santo Antônio não afetará o atendimento e a assistência às gestantes, uma vez que as providências já foram tomadas pelas equipes médicas na área de obstetrícia e insumos, garantindo que essa nova demanda seja atendida de forma adequada e eficiente. Diante disso, o Hospital da Mulher e a Maternidade Escola Santa Mônica se colocam à disposição da população para acolher e prestar toda a assistência necessária a gestantes e recém-nascidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo