O prazo para as inscrições vai até o dia 21 de agosto e podem participar do processo seletivo alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Economia, Biologia, Agroecologia e Engenharia Ambiental. Serão concedidas 25 bolsas de curta duração de Iniciação Científica, vinculadas a 25 Projetos de Pesquisa.
As bolsas terão duração de três meses, com carga horária de 30 horas semanais, dentro do horário oficial de funcionamento institucional. Os alunos aprovados serão direcionados para as 12 unidades de pesquisa da APTA Regional, localizadas em diferentes cidades do interior de São Paulo, como Andradina, Assis, Bauru, Colina, Itapetininga, Marília, Pariquera-Açú, Pindamonhangaba, Pindorama, Piracicaba, Presidente Prudente e Tietê.
De acordo com o diretor geral da APTA Regional, Daniel Gomes, os projetos de pesquisa aos quais os alunos serão vinculados estão relacionados às demandas e contextos socioeconômicos agrícolas regionais, fortalecendo as cadeias produtivas e as demandas de mão de obra especializada nas regiões.
O Programa de Iniciação Científica busca contribuir para a formação e inserção dos estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Além disso, estimula pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas, proporcionando aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, desenvolvimento do pensamento científico e criatividade.
A divulgação das informações sobre o processo seletivo foram publicadas no Diário Oficial e podem ser acessadas por meio do link disponibilizado pelo órgão.
Com essa iniciativa, a APTA Regional busca incentivar e apoiar a formação de novos talentos na área científica, contribuindo para o avanço da pesquisa agropecuária no estado de São Paulo e beneficiando as demandas regionais por mão de obra qualificada.