O projeto, aprovado por meio do edital nº 21/2023 de chamamento público para seleção de propostas de artes visuais – concurso José Achiles Escobar da Lei Paulo Gustavo Alagoas, foi lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A iniciativa é gerenciada pela artista visual e especialista em Educação e Meio Ambiente, Beth Krisam, e tem como foco a utilização do papel, especialmente o papel machê, e materiais reaproveitados.
Segundo a Secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, a aprovação de projetos como esse é fundamental para impulsionar a cultura alagoana em todas as regiões do estado, garantindo um acesso cada vez mais amplo. Os produtos elaborados durante a oficina farão parte da exposição “Mascarando-se”, que acontecerá no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) de 27 de fevereiro a 8 de março.
Beth Krisam, responsável pelo projeto, destacou a importância da arte na educação dos indivíduos, em especial dos jovens, afirmando que a arte é uma linguagem universal e que toda ação de formação ou capacitação é necessária para Alagoas. Além da confecção de máscaras, o projeto conta com capacitação sobre acessibilidade, palestras sobre máscaras e seus tipos, teatro, exposições e outras atividades práticas. A equipe envolvida no projeto é composta por profissionais diversificados e capacitados, como ator, diretor de teatro e produtor cultural.
A exposição “Mascarando-se” será aberta ao público, com visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Com isso, o projeto busca proporcionar uma experiência enriquecedora tanto para os alunos envolvidos quanto para a comunidade em geral. A iniciativa visa promover a valorização da cultura, incentivando a consciência ambiental e o desenvolvimento artístico e criativo dos participantes.