Essa readequação se deu a partir de um ato normativo emitido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que estabeleceu as novas localidades temporárias para o funcionamento das unidades judiciárias que habitualmente operam no fórum. Dentre esses locais temporários, destacam-se o Prédio do 1º Juizado Especial Cível de Arapiraca para a 2ª Vara Cível Residual, e o Prédio do 2º Juizado Especial Cível de Arapiraca para a 3ª Vara Cível Residual. Além disso, a 4ª Vara Cível / Fazenda Pública está funcionando no Prédio da 1ª Vara da Infância e Juventude.
Para a 6ª Vara Cível Residual, os serviços estão sendo prestados no Prédio do CEJUSC na rodoviária, nos horários em que não há expediente no órgão. Já a 7ª Vara Cível de Família mudou para o Prédio da 1ª Vara da Infância, ocupando salas vizinhas à sala de audiência. A 10ª Vara Cível de Família está instalada no Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica. No caso das varas criminais, a 5ª, a 8ª e a 9ª estão utilizando salas, cartório e gabinetes da Turma Recursal da 2ª Região.
A Central de mandados e a CEAPA serão acomodadas em salas específicas no Complexo de Juizados de Arapiraca, enquanto a distribuição temporariamente ficará no prédio do CEJUSC. Essas mudanças temporárias visam garantir a continuidade dos serviços judiciais enquanto o Fórum de Arapiraca passa por reformas. A população deve ficar atenta a essas alterações e buscar informações junto aos órgãos responsáveis para evitar transtornos.









