A nova função de Régis Cavalcante envolve a execução e operacionalização da política de desenvolvimento e fomento aos setores da indústria ligados à cadeia produtiva da pesca, aquicultura e apicultura. Entre as responsabilidades da agência estão a produção energética de matrizes renováveis provenientes de sistemas de cultivos marinhos, a biotecnologia de biomassa de algas, o comércio de pescados, mariscos, crustáceos e algas marinhas, serviços de apoio à pesca, à aquicultura e à apicultura, turismo sustentável, mineração sustentável da coluna de sais solúveis do mar, agronegócio, agricultura familiar, tecnologia e inovação no estado de Alagoas.
Régis Cavalcante destacou a importância da Adepa na promoção do ordenamento pesqueiro e aquícola, inovação tecnológica limpa e estruturação das cadeias produtivas da aquicultura e apicultura. Ele ressaltou a necessidade de trabalhar com uma visão sustentável, buscando a distribuição, exportação e remediação de impactos ambientais.
Além disso, Régis pontuou que a Agência atuará na promoção, articulação e fomento de projetos com base em uma governança social e ambiental. Ele enfatizou a importância de parcerias para viabilizar a produção de biomassa de macroalgas, visando benefícios para setores como agropecuária, farmacêutica, cosméticos e energia renovável.
Com formação em Direito e Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Régis Cavalcante tem uma extensa trajetória na política, tendo ocupado diversos cargos em diferentes esferas de governo. Sua nomeação para a Adepa representa uma nova etapa em sua carreira, com desafios e oportunidades únicas para contribuir com o desenvolvimento sustentável de Alagoas.