No sábado (2), tempestades de maior intensidade são esperadas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, com deslocamento em direção ao estado gaúcho. Já nos estados de Santa Catarina e Paraná, as tempestades devem se manifestar de forma mais isolada. No domingo (3), a formação de uma frente fria na altura do Rio Grande do Sul intensificará as instabilidades na região, causando queda nas temperaturas, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com o Inmet, as ocorrências de temporais podem incluir ventos com velocidades acima de 80 km/h, além de possíveis quedas de granizo e chuvas fortes de forma localizada. Os maiores volumes de chuva estão previstos para o centro-sul e o oeste do Rio Grande do Sul, com estimativas de até 100 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva devem variar entre 30 mm e 60 mm.
A instabilidade do tempo na região sul está prevista para persistir até pelo menos a próxima quarta-feira (6). Há possibilidade de acumulados de chuva superiores a 100 mm, especialmente no centro, sul e oeste-noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Nas demais áreas entre o estado gaúcho e o Paraná, os volumes de chuva podem variar entre 40 mm e 70 mm.
Diante das previsões de temporais e da ocorrência de ventos intensos, é importante que a população da Região Sul esteja atenta às recomendações dos órgãos de defesa civil e tome as devidas precauções para minimizar possíveis danos e riscos à segurança. A orientação é evitar áreas de risco, reforçar a proteção de residências e buscar abrigo em locais seguros durante as condições adversas do tempo.