De acordo com Dario Guedes, coordenador-geral da UVZ, essa atividade representa uma continuação do trabalho que já vem sendo realizado em diversas partes da cidade. Os profissionais estarão presentes junto à população, prestando assistência aos animais de estimação, vacinando-os e orientando as pessoas sobre a importância da adoção responsável. Guedes destaca a importância da presença de todos, lembrando que a ação já passou por outros bairros, como Graciliano Ramos, Ponta Verde, Colina dos Eucaliptos e Osman Loureiro.
Além dos serviços de vacinação antirrábica e adoção de animais, também serão realizados testes de leishmaniose e esporotricose pelos profissionais da UVZ. A ação acontecerá durante todo o dia, das 9h às 17h.
Para adotar um animal, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar um documento de identificação com foto, assim como um comprovante de residência. Os adotantes também precisam assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a cuidar adequadamente do animal adotado.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é o órgão responsável pela organização e realização dessa ação. Localizada na Rua Dias Cabral, 569, no Centro de Maceió, a SMS está disponível para atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone 82 3312-5400.
Essa iniciativa da UVZ em parceria com a Secretaria Municipal de Bem Estar Animal representa um importante passo para conscientizar a população sobre a importância da vacinação dos animais e da adoção responsável. A realização de testes de leishmaniose e esporotricose também contribui para o controle de doenças que podem afetar tanto os animais quanto os seres humanos. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessa mobilização, que visa o bem-estar dos animais e a promoção da saúde pública.