Saúde Alagoas: Garantia de Assistência Obstétrica para Gestantes da Capital e Região Metropolitana de Maceió

Na última quarta-feira, 13 de dezembro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas garantiu que a assistência às gestantes da capital e dos municípios da Região Metropolitana de Maceió está assegurada pela Rede Estadual de Saúde. A medida visa garantir que as gestantes recebam o atendimento necessário durante a gravidez e o parto.

A ação inclui o Hospital da Mulher (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió, que aumentou sua capacidade de atendimento para gestantes de baixo risco, com a ampliação da equipe de obstetrícia. Além disso, a Rede Assistencial de Obstetrícia conta com as Maternidades Nossa Senhora da Guia e do Hospital Veredas, para gestantes de baixo risco, e o Hospital Universitário (HU) e a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) para gestantes de alto risco.

O diretor médico do Hospital da Mulher, João Medeiros, afirmou que a unidade está preparada para atender à alta demanda com o fechamento da Maternidade Santo Antônio. Ele ressaltou que as parturientes podem ficar tranquilas, pois a unidade acolherá todas as gestantes e que está capacitada para prestar assistência às gestantes e recém-nascidos.

A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher conta com atendimento multidisciplinar, formado por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. Além disso, a unidade também oferece assistência médica ao aborto e gestações ectópicas.

A Maternidade Escola Santa Mônica é também referência de Alagoas para casos de Alta Complexidade e mantém uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e com a rede de assistência à infância. A unidade está acompanhando a situação do fechamento da Maternidade Santo Antônio e está pronta para receber as pacientes que forem encaminhadas.

Com essa garantia de assistência obstétrica, as gestantes de Alagoas podem ficar mais tranquilas em relação ao atendimento que receberão durante a gravidez e o parto. A iniciativa demonstra o compromisso das autoridades de saúde com a qualidade do atendimento às gestantes, garantindo que todas tenham acesso a um cuidado adequado durante esse momento tão importante de suas vidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo