Senador Astronauta Marcos Pontes critica governo por inação contra epidemia de dengue em 2023, alertando para aumento alarmante de casos.

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) fez duras críticas ao governo federal em relação à gestão da epidemia de dengue durante seu pronunciamento na terça-feira (12). De acordo com o parlamentar, o governo poderia ter salvo muitas vidas se tivesse tomado medidas proativas em 2023.

Pontes relembrou que em 19 de abril de 2023 ele alertou sobre a iminente epidemia de dengue que ameaçava impactar o Brasil, conforme indicado por profissionais de saúde. O senador destacou a importância da vacina Qdenga, aprovada pela Anvisa em março de 2023, e criticou a demora do Ministério da Saúde em disponibilizá-la à população. Somente nove meses após a aprovação, em dezembro do mesmo ano, a vacina foi incluída no Programa Nacional de Imunizações.

A falta de utilização das doses da vacina também foi alvo de críticas por parte do senador, que afirmou que apenas 15% das doses foram aplicadas até o momento. Pontes ressaltou a capacidade do Brasil em realizar campanhas de vacinação rápidas e eficientes, citando o exemplo da imunização contra a covid-19.

A atual crise causada pela epidemia de dengue já atingiu 1,3 milhão de pessoas, resultando em 363 mortes e 763 óbitos ainda em investigação. O senador classificou os números como inaceitáveis e fruto de uma falta de articulação alarmante por parte do governo, exigindo uma resposta coordenada, efetiva e imediata.

Pontes enfatizou a necessidade de um planejamento prévio e eficaz para a prevenção da dengue, destacando que as ferramentas e tecnologias necessárias estão disponíveis. O senador lamentou a falta de ação por parte do governo diante de uma situação recorrente e que exige uma abordagem assertiva para proteger a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo