Ícone do site Pauta Capital

Comissão de juristas inicia elaboração de anteprojeto da lei do processo estrutural no Brasil sob presidência de Augusto Aras.

No próximo dia 13 de maio, será instalada a comissão de juristas responsável por elaborar o anteprojeto da lei do processo estrutural no Brasil, a CJPRESTR. Presidida pelo ex-procurador-geral da República Augusto Aras, a comissão terá o prazo de 180 dias para apresentar a proposta. A primeira reunião de instalação, seguida por uma reunião de trabalho, está marcada para o meio-dia.

O processo estrutural, que será objeto da legislação a ser elaborada por essa comissão, refere-se à reorganização de uma estrutura pública ou privada cujo funcionamento esteja na raiz de uma demanda judicial. Diferente dos litígios tradicionais, onde uma única decisão judicial resolve a questão, no processo estrutural é necessário também resolver o problema estrutural que deu origem à demanda.

Instituída pelo Senado através do ato do presidente Rodrigo Pacheco (APR 3/2024), a comissão é composta por 15 integrantes, incluindo magistrados, membros do Ministério Público, advogados e professores. O vice-presidente do colegiado é o ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o relator é o desembargador Edilson Vitorelli, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

A proposta da lei do processo estrutural é um importante passo para a modernização e aprimoramento do sistema judicial no Brasil. Com a necessidade de lidar não apenas com as demandas pontuais, mas também com as questões estruturais que levam a tais demandas, a nova legislação tem o potencial de trazer maior eficiência e celeridade ao Judiciário brasileiro.

A expectativa é que a comissão de juristas, com sua experiência e expertise, consiga elaborar um anteprojeto de lei que atenda às demandas da sociedade e contribua para a evolução do sistema jurídico brasileiro. Espera-se que, com a instalação da CJPRESTR, seja dado um passo significativo rumo à modernização e melhoria do processo judicial no país.

Sair da versão mobile