Formações contínuas sobre meio ambiente marcaram o ano de 2023, com aulas práticas e sensibilização de alunos e professores.

Durante todo o ano de 2023, diversas formações e ações educativas foram realizadas com foco no meio ambiente. Na última sexta-feira (17), foi concluído mais um ciclo de formação continuada, promovido em parceria pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação. O encerramento do ano contou com uma aula de campo no Distrito Barreiras, com a presença de professores e alunos envolvidos em projetos ambientais.

A secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno, explicou a importância da atividade de encerramento, destacando a escolha da aula de campo como forma de proporcionar aos alunos a experiência prática em relação ao conteúdo teórico abordado em sala de aula. O professor Iremar Baymer foi responsável por conduzir a atividade, abordando o ecossistema marinho e realizando uma demonstração prática para os participantes.

Ao longo de todo o ano, a formação continuada proporcionou a professores e alunos a oportunidade de participar de ações pontuais, ciclos de palestras e atividades de preservação, resultando na absorção de significativo conhecimento. O biólogo Iremar Bayman ressaltou a importância de levar os estudantes para conhecer os manguezais e compreender a relevância das espécies vegetais e animais, assim como os impactos gerados por suas ações.

Para o professor José Marcos, da Escola Santa Sofia, a conscientização ambiental deve começar desde cedo, possibilitando a formação de multiplicadores de boas práticas ambientais. A vivência prática e o contato direto com o meio ambiente permitem que os alunos compreendam a importância de preservar a natureza e evitem o descarte inadequado de resíduos.

Ao longo do ano de 2023, as ações e formações promovidas pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação têm contribuído para disseminar o conhecimento e a conscientização ambiental entre professores e alunos, preparando futuras gerações para atuarem como agentes de preservação e cuidado com o meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo