Bienal Internacional do Livro distribui mais de 14 mil vales-livro para alunos e professores da rede municipal de Maceió.

A Bienal Internacional do Livro ocorrida no mês de agosto foi um marco para a educação em Maceió. Durante os dez dias do evento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) distribuiu mais de 14 mil vales-livro, sendo 11.560 destinados aos estudantes das 148 unidades escolares, e 3 mil para os professores.

Essa iniciativa fez com que os estudantes pudessem decidir de forma autônoma quais obras desejavam adquirir, já que cada vale tinha o valor de R$ 20 para os alunos e R$ 80 para os docentes. Além disso, o estande da Semed na Bienal foi palco do lançamento do projeto Se Liga no Ideb!, que tem como objetivo preparar os alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Parte dessa programação envolveu atividades diárias como contações de histórias, exposições de livros didáticos e de literatura, lançamentos de obras literárias e apresentações culturais, com a presença de influenciadores, como Tiago Mochileiro, Rafa Jaqueira e Lud Blogueirinha. Também foi destaque a palestra “O grande sonho”, ministrada pelo Capitão do Penta, Cafu, e pela escritora Mariah Morais, que encerrou a programação da Prefeitura da Bienal.

Ademais, a Secretaria Municipal de Educação promoveu 11 palestras, todas com intérpretes de Libras, reforçando o compromisso da Educação maceioense com a inclusão. Além das palestras, o público da Bienal teve a oportunidade de participar de oficinas, mesas-redondas e de conhecer produtos feitos por artesãs locais.

A parceria com outras secretarias municipais também resultou em ações como a “Culturinha na Bienal”, que promoveu diversas atividades para crianças, como shows de mágica, teatro de bonecos, oficinas de construção de brinquedos artesanais e bonecos de pano, e contação de histórias. Além disso, foi disponibilizado um espaço para a exposição e venda de produtos artesanais.

Essas ações mostram o compromisso da Semed em promover o acesso à leitura e à cultura para os alunos da rede municipal de ensino, além de reforçar a importância da inclusão e da valorização da arte local. Nesse sentido, a participação da Secretaria Municipal de Educação na Bienal Internacional do Livro foi fundamental para enriquecer a experiência dos participantes e fortalecer os laços entre educação, cultura e comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo