Semce Maceió: Fortalecimento da Cultura e Economia Criativa em 2023 recebe Destaque com Lei Paulo Gustavo e Bumba Meu Boi

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce) desempenhou um papel crucial ao longo do ano de 2023, fortalecendo a cultura local e impulsionando a economia criativa por meio de diversas iniciativas. Desde a promulgação da Lei Paulo Gustavo até eventos como o Mapeamento Cultural, Culturinha na Bienal e a Conferência Municipal de Cultura, a cidade de Maceió testemunhou um movimento significativo em prol do fomento cultural.

O Secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió, Dr. Cleber Costa, ressaltou a importância dessas ações, destacando que cada passo dado em 2023 representa um compromisso renovado com a preservação e promoção da riqueza cultural de Maceió. Ele enfatizou que a Lei Paulo Gustavo não apenas homenageia um ícone do humor brasileiro, mas também reforça o papel da cidade na preservação da arte e da memória cultural.

Além disso, Costa acrescentou que eventos como o Mapeamento Cultural e a Culturinha na Bienal desempenharam um papel vital na promoção dos talentos locais, contribuindo para estabelecer as bases para futuros projetos culturais. Ele ressaltou o compromisso da Semce em construir uma narrativa cultural inclusiva, onde cada artista tem espaço para brilhar e contribuir para o rico mosaico que é a cultura de Maceió.

A Semce também desempenhou um papel relevante na economia criativa, promovendo oficinas e palestras voltadas a diversos segmentos, como ambulantes, bartender, garçons, estudantes e profissionais da área de gastronomia, entusiastas cervejeiros maiores de 18 anos, pessoas que desejam trabalhar com o público, promotores de eventos, empreendedores, profissionais liberais e prestadores de serviço. O Festival Cervejar foi um dos eventos que ofereceu diversas atividades, como minicursos sobre a história da cerveja, atendimento com excelência e estratégias para engajar nas redes sociais.

Além disso, a Semce realizou ação destinada ao público infantil, com a realização do Massayó Kids, proporcionando um espaço de diversão e aprendizado, conectando as crianças com o mundo da arte e cultura de forma lúdica e educativa.

Outro destaque foi a trigésima edição do Festival Bumba Meu Boi, que contou com o apoio da Semce e se consagrou no calendário cultural de Maceió. O evento foi marcado por apresentações distribuídas em dez performances por dia, contando com a participação massiva da população local e uma estrutura imponente que consolidaram o êxito dos três dias de festividade.

Diante de todas essas ações, é evidente que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Maceió desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da cultura local e na promoção da economia criativa ao longo de 2023, celebrando um ano repleto de realizações e perspectivas promissoras. E, de acordo com o secretário Dr. Cleber Costa, a Semce está comprometida em continuar fomentando a riqueza cultural e promovendo iniciativas que contribuam para o desenvolvimento integral de Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo