Conselheiros Tutelares são diplomados para mandato de quatro anos em Coruripe, Alagoas.

Na manhã da última quarta-feira (10), os Conselheiros Tutelares titulares e suplentes eleitos no ano passado foram oficialmente empossados e diplomados para um mandato com duração de quatro anos. A solenidade ocorreu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Coruripe e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão, vice-prefeito José Enéas, secretários, vereadores, lideranças políticas e familiares dos empossados.

Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Beltrão parabenizou os conselheiros e destacou a importância de seu papel e de colocarem seu tempo à disposição da população. Ele ressaltou a responsabilidade dos conselheiros em garantir o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes do município, em conformidade com o Estatuto da Criança do Adolescente.

A abertura da sessão foi realizada pelo vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wélinton Vasconcelos. Em seguida, foi lida a ata de votação do Conselho Tutelar e lido o juramento pela conselheira eleita Emmilly Kethllen Ramos. O prefeito Marcelo Beltrão fez a leitura da portaria de nomeação dos novos conselheiros tutelares e eles assinaram o termo de posse e receberam o diploma.

Após a solenidade, a conselheira tutelar Erica Esterfânia Lessa enfatizou que os conselheiros atuarão em parceria e com responsabilidade, buscando cumprir o artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente. A Secretária de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, Célia Gama, também destacou a responsabilidade da função e a importância dos conselheiros tutelares para garantir o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

De acordo com o Estatuto da Criança do Adolescente, são atribuições do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, além de promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis mediante termo de responsabilidade. Os conselheiros também são responsáveis por dimensionar a violação de direitos e aplicar medidas de proteção que levem as crianças ou adolescentes a superar a situação vivenciada.

Os titulares dos Conselheiros Tutelares são Maria Ivanicleide da Silva Santos, Emmilly Kethllen Ramos Florencio, Erica Esterfânia Lessa da Silva, Welliton da Silva Moura, Paulo Alberto Paixão dos Santos. Já os suplentes são Ariane Portela de Carvalho, Micael Jonatas Ramos, José Isaias Santos da Silva, Cleviane Ferreira Farias, e Sidney Alex do Nascimento Cardoso.

O mandato dos conselheiros terá duração de quatro anos e, nesse período, eles terão a missão de zelar e garantir o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes de Coruripe.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo