Governo Estadual de Alagoas investe R$ 875.000 para premiar blocos carnavalescos e escolas de samba no Carnaval 2024

O Governo Estadual de Alagoas está investindo uma quantia significativa de R$ 875.000 para premiar blocos carnavalescos e escolas de samba como parte do Edital Prêmio Carnaval 2024. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), visa impulsionar a produção cultural local e reconhecer a qualidade dos desfiles carnavalescos em Alagoas.

O prazo para participar do edital está chegando ao fim, com a data limite para inscrições sendo 29 de janeiro de 2024. Os interessados podem se inscrever gratuitamente online, no Cadastro Único da Cultura Alagoana (CUCA), pelo site cuca.al.gov.br, ou presencialmente na sede da Secult, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Maceió.

A seleção para o prêmio envolve duas etapas e leva em consideração critérios como habilitação jurídica, residência no estado por pelo menos dois anos e o compromisso com o respeito a diferentes grupos sociais. A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância do edital como estímulo financeiro e reconhecimento da diversidade cultural presente nos blocos carnavalescos e escolas de samba alagoanos.

Segundo Mellina Freitas, o investimento oferece estímulo financeiro e reconhece a importância das manifestações culturais para a identidade do estado. O objetivo é apoiar tanto os blocos tradicionais quanto as apresentações elaboradas das escolas de samba, fomentar a produção cultural, destacar a qualificação dos artistas locais e fortalecer o orgulho e união do povo durante o carnaval.

O resultado final do edital será divulgado em 7 de fevereiro de 2024, e os desfiles estão programados para ocorrer no período oficial do carnaval, de 9 a 18 de fevereiro de 2024. A iniciativa representa um compromisso do Governo de Alagoas em valorizar e apoiar a expressão cultural única presente nos festejos carnavalescos do estado. Com um investimento significativo e critérios claros de seleção, a premiação promete estimular a participação ativa de blocos carnavalescos e escolas de samba, bem como promover a diversidade cultural e artística de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo