Maceió: Mais de 50 mil contribuintes aproveitam desconto de 15% no IPTU de 2024, o maior entre capitais do Nordeste.

Em Maceió, mais de 50 mil contribuintes aproveitaram o desconto de 15% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, oferecido pela Prefeitura este ano. O abatimento no imposto foi considerado um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do país, superando até mesmo as demais capitais do Nordeste. Segundo dados da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), houve um aumento de 13% na adesão à primeira cota única em comparação com o ano anterior.

O subsecretário da Receita Municipal de Maceió, Alexandre Lopes, destacou a importância desses descontos como forma de estimular a adimplência, evitando possíveis problemas futuros para os contribuintes, como a inscrição do imóvel em dívida ativa. Ele explicou que, além dos 15% de desconto oferecidos em janeiro, também foram disponibilizadas outras oportunidades de quitar o IPTU à vista, com 10% de abatimento até o dia 29 de fevereiro e 5% até 28 de março. Lopes ressaltou que, muitas vezes, os contribuintes que optam pelo parcelamento acabam esquecendo-se de quitar as parcelas ao longo do ano, o que pode acarretar problemas financeiros.

Ainda há a possibilidade de pagamento do IPTU 2024 em duas cotas únicas com descontos de 10% e 5%, respectivamente, além da opção de parcelamento em 10 vezes, sem descontos. As guias de pagamento podem ser emitidas pela internet no site da Prefeitura de Maceió.

Com relação aos carnês físicos, a Prefeitura anunciou que não irá enviá-los este ano, optando por disponibilizar apenas boletos mais compactos a partir do mês de março, contendo o desconto de 5% e as 10 parcelas do imposto. Vale ressaltar que o IPTU é um tributo anual e os recursos arrecadados por ele são destinados a políticas públicas, como obras, reformas e compra de equipamentos para o município.

Além disso, é importante destacar que a inadimplência tributária do imóvel pode gerar problemas futuros para o titular, incluindo o pagamento de juros e multas pelo atraso, inscrição do imóvel em dívida ativa e possíveis ações judiciais.

Diante disso, a oferta de descontos no IPTU se apresenta como uma oportunidade para os contribuintes manterem a regularidade de seus imóveis, evitando possíveis complicações financeiras no futuro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ) através de seu site oficial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo